Remédios Caseiros

Conheça receitas de remédios caseiros para melhorar circulação

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

Mãos e pés dormentes, inchados ou frios; varizes e cansaço nos membros. Esses são apenas alguns dos sintomas que podem indicar algum tipo de problema na circulação sanguínea. Felizmente, há uma série de remédios caseiros para melhorar circulação que você pode preparar no conforto do lar.

melhorar-circulação

A má circulação sanguínea pode ser revertida com hábitos saudáveis e remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Melhorar circulação ajuda a prevenir problemas de saúde

O sangue possui várias funções dentro do nosso corpo, como fornecer oxigênio e nutrientes para todas as células e órgãos do organismo. A má circulação sanguínea ocorre quando o fluxo sanguíneo torna-se restrito a determinadas partes do corpo, como o coração, pernas, mãos, pés e dedos.

Em situações menos graves, a má circulação sanguínea provoca apenas desconforto. Mas se não for tratada a tempo, pode levar a vários outros problemas de saúde, como varizes e problemas renais. Também podem surgir sintomas como a falta de energia e resistência, queda de cabelo, caspa, perda de memória, batimentos cardíacos irregulares, perda de apetite e de peso.

Se você notou algum desses sintomas, o recomendável é buscar algumas maneiras de melhorar circulação. Praticar exercícios físicos é fundamental, mas consumir alguns remédios naturais também pode ajudar. Confira algumas dicas:

Receitas caseiras para melhorar circulação

Tomate

O tomate é o mais conhecido alimento para melhorar circulação sanguínea. Ele contém licopeno, um composto que impede o acúmulo de placa bacteriana – um obstáculo para o fluxo saudável de sangue. Para ter os benefícios do tomate, basta incluí-lo em sua alimentação diária. Lembre-se que o licopeno se torna ainda mais eficiente quando o tomate é cozido.

Nozes

As nozes como pistache, amêndoas e castanha de caju fornecem altos níveis de vitamina B3, que impulsionam o fluxo de sangue. Além disso, ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e a baixar a lipoproteína de baixa densidade.

Chá verde

É rico em um antioxidante chamado epigalocatequina, que melhora a saúde das células que se formam na camada mais interna dos vasos sanguíneos. Por isso, o chá verde estimula a dilatação dos vasos, melhorando o fluxo de sangue, reduzindo a formação de mau colesterol e impedindo o aumento da pressão arterial. O consumo regular de chá verde também reduz o risco de doenças cardíacas.

Cebola

A cebola é outro ótimo alimento para melhorar circulação, devido a sua alta concentração de alicina. A cebola também funciona como um diurético, aumentando as quantidades de fluidos a serem excretados. Isso ajuda a reduzir o inchaço causado pela má circulação.

Mudanças no estilo de vida

Junto com os remédios à base de plantas, mudar o estilo de vida e a dieta também é fundamental para melhorar circulação. Estes métodos não só estimulam a circulação, mas também melhoram o bem-estar físico, emocional e mental de uma pessoa.

Primeiro, procure não ficar em uma posição por muito tempo, por isso. Faça uma pausa nas suas atividades e caminhe por alguns minutos – isso solta os músculos, promovendo o fluxo de sangue. Além disso, mantenha sempre uma dieta equilibrada e saudável.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!