Remédios Caseiros

Aprenda a fazer em casa remédios para baixar a pressão

Por Redação Doutíssima 10/11/2014

A pressão alta é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Mas há maneiras de controlar essa condição e baixar a pressão. Para isso, há tratamento com medicações indicadas por um cardiologista e também hábitos e remédios caseiros que podem ajudar.

baixar-a-pressão

Veja como controlar a pressão com remédios naturais e caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Baixar a pressão com responsabilidade

Antes de conhecer as soluções caseiras, é importante mencionar que é fundamental que o cardiologista seja consultado e tenha conhecimento dessas medidas. Embora funcionem bem, elas não substituem os remédios receitados pelo especialista.

Métodos caseiros para baixar pressão

Limão e coco

Juntos, o limão e o coco são ricos têm propriedades diuréticas, por isso, ajudam na regulação da tensão arterial. Você vai precisar de três limões e 200 ml de água de coco. Misture o suco limão à água de côco e beba em seguida. Tome uma vez por dia para baixar a pressão.

Alho

A água aromatizada de alho é outra excelente alternativa para baixar a pressão. Ela pode ser opção caso você não queira ingerir as cápsulas todos os dias. Use um dente de alho cru e 100 ml de água. Descasque e amasse o dente de alho e coloque-o em um copo com a água.

Deixe repousar por oito horas – pode ser durante a noite, enquanto você dorme. Tome a água em jejum, no dia seguinte. O alho tem uma substância – a alicina – que trabalha no combate ao colesterol, e, por isso, diminui a pressão alta.

Mangaba

A fruta conhecida como mangaba também é ótima para controlar e diminuir a pressão arterial. Ela pode ser consumida em sua forma natural ou você pode preparar um chá com sua casca. A mangaba tem propriedades vasodilatadoras, que auxiliam no processo de baixar a pressão.

Para preparar o chá, você vai precisar de duas colheres de sopa, de casca de mangaba e meio litro de água fervente. Junte tudo e deixe ferver por alguns minutos. Tape a panela, deixe esfriar e coe logo em seguida. Tome de duas a três xícaras por dia.

Outras medidas para baixar a pressão

A maioria dos pacientes diagnosticados com esta doença é tratada com medicamentos indicados por médicos especializados para baixar a pressão. Mas além de chás e remédios caseiros, você pode adotar alguns hábitos em sua rotina que farão com que a pressão esteja mais controlada.

A pressão alta é uma das complicações de saúde mais comuns no mundo todo, mas se você observar pequenos hábitos em seu cotidiano, poderá ver como é possível ficar longe do problema.

Por exemplo, evite o sal comum ou o sal de mesa. O sódio presente no sal é causador de retenção de fluidos, o que resulta em sangue mais volumoso. Para movimentar esse sangue volumoso, o coração tem de trabalhar mais bombeando mais forte. Isso gera pressão alta.

No entanto, não é somente o sal de mesa em excesso que pode aumentar o volume do sangue. O sódio presente nos alimentos industrializados e prontos também pode ser prejudicial. Fique atento ao comprar alimentos. Olhe com atenção os rótulos e verifique a indicação de sal e sódio. Outra coisa bem importante a se observar é a substituição do sódio pelo potássio, que igualmente, em excesso, fazem mal à saúde.