Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar a coceira nos olhos

Por Redação Doutíssima 17/11/2014

A coceira é uma reação do corpo humano que pode ser bastante angustiante. Quando temos coceira nos olhos não é diferente. Às vezes, em função da irritação, esfregamos tanto os olhos que eles ficam vermelhos e inchados.

coceira-nos-olhos

A irritação nos olhos pode ser eliminada com remédios naturais e caseiros. Foto: Shutterstock

Como acabar com a coceira nos olhos

Diversas podem ser as causas da coceira nos olhos. Entre elas estão a contaminação ambiental, estar em ambientes pouco arejados, a fumaça do cigarro e a fadiga por estar por longos períodos em frente a aparelhos eletrônicos, como notebooks e tablets.

Se você está sofrendo de coceira nos olhos e quer acabar de uma vez por todas com ela, há duas opções: consultar um oftalmologista ou tentar remédios caseiros que podem eliminar esse problema. Caso tenha optado por essa última alternativa, confira abaixo o que você pode fazer em casa para combater a coceira nos olhos.

Conheça métodos caseiros para aliviar a coceira nos olhos

Batatas

As batatas contêm carboidratos, amido e diversas vitaminas, como as do complexo B, a vitamina C, a vitamina E a vitamina K. Além disso, em sua composição estão o potássio e outros sais minerais, tais como o cálculo, o ferro, o magnésio, o manganês e o zinco. Com todos esses aliados, não é preciso ir longe para concluir que as batatas podem ser benéficas para os olhos.

Realmente, desde muito tempo a batata é utilizada como um remédio para a irritação na pele. E acredite, não dá trabalho algum usá-la para combater a coceira nos olhos: basta cortar uma rodela de batata para cada olho e colocá-las sobre as pálpebras durante cinco minutos. Certamente você sentirá um alívio imediato.

Camomila

O chá de camomila possui diversas propriedades benéficas, sobretudo para o trato digestivo. Mas como ele também é um remédio calmante, pode ser tranquilamente utilizado na luta contra a irritação e a coceira ocular.

A dica aqui é usar a camomila de forma diferente. Se você tiver em casa saquinhos de chá de camomila, faça-os normalmente, mas ao invés de usar o líquido, retire os saquinhos da água, deixo-os esfriar e, depois, coloque-os sobre os olhos fechados. Espere de cinco a 15 minutos e confira os resultados.

Eufrásia

Não tão famosa no Brasil, mas amplamente utilizada em continentes como a Europa e a Ásia, a eufrásia é uma erva muito famosa em razão de seus benefícios para o trato respiratório e à saúde ocular.

Para usar esses benefícios, você deve preparar uma infusão de eufrásia bem espessa e deixá-la no refrigerador, até esfriar bem. Quando ela tiver chegado na temperatura ideal, empape algumas gases no líquido, e então coloque por 10 minutos sobre os olhos. Faça isso de duas a três vezes por dia e sinta o alívio que irá lhe proporcionar.

Mudança de hábitos

Além da utilização de remédios e plantas naturais, mudar alguns hábitos pode resolver o problema da coceira ocular. Os especialistas indicam que muitas das nossas atividades do dia a dia podem ser a causa da coceira e, ao eliminá-las de nosso cotidiano, o problema estará resolvido.

Então, busque limitar o uso de lentes de contado, que podem irritar os olhos. Além disso, quando você está no carro, dê preferência a transitar com as janelas abertas, ao invés de estar sempre com o ar-condicionado ligado. Além disso, cuide e evite ambientes com pó excessivo.