Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para fortalecer a dentição

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

Seja para ter um sorriso bonito ou uma boa mastigação, ter os dentes sempre saudáveis é fundamental. Quando eles estão muito fracos, é sinal de que algo não está bem. Mas a dentição pode ser fortalecida com alguns métodos caseiros e naturais.

Os dentes enfraquecem, geralmente, quando há uma deficiência de vitamina C no organismo. Perdemos essa vitamina ao tomarmos banhos quentes, ao transpirar após exercício físico, com a prisão de ventre e estresse. A falta de cálcio, causada principalmente pelo consumo de açúcar branco, também traz o adoecimento dos dentes.

dentição

Receitas caseiras ajudam a ficar com os dentes mais fortes e saudáveis. Foto: iStock, Getty Images

Remédios naturais para fortalecer a dentição

Rico em cálcio, o espinafre é uma ótima pedida para quem quer manter a força e a saúde da dentição. Prepare um suco com 60 gramas da erva fresca e de cor verde escura e um litro de água. Lave bem o espinafre e bata no liquidificador junto com a água.

Beba este suco uma vez por dia, no mínimo duas vezes por semana. Se preferir, cozinhe o espinafre, tempere com sal e azeite e coma duas vezes por semana.

A ingestão de laticínios como iogurte, queijo e leite também fortalece os dentes. A proteína dos alimentos derivados do leite, assim como o cálcio e o fósforo, minimizam a acidez bucal, além de proteger a dentição da chamada erosão, que acontece quando o esmalte do dente, responsável pela proteção do mesmo, se desgasta ou diminui devido a ação de ácidos.

Limões, kiwis e oxicocos matam as bactérias orais presentes na boca, além de ajudar a fortalecer a dentição, as gengivas e dar frescor ao hálito. Come uma delas ou tome sucos todos os dias. A toranja também atua a favor das gengivas, mas lembre-se de esperar 30 minutos após ter comido a fruta para escovar os dentes, evitando a ardência.

Pastas e pomadas naturais que fortalecem a dentição

Uma pasta à base de açafrão também pode ser feita para fortalecer seus dentes, além de clareá-los. Separe uma colher (chá) de açafrão, uma colher (chá) de sal e óleo de mostarda. Em um pote pequeno misture tudo, mexendo até formar uma pasta uniforme. Esfregue essa pasta nos dentes e gengivas duas vezes ao dia. Após 20 minutos, lave e enxágue a boca.

Do mesmo modo, os morangos podem ser usados como pomada para deixar a sua boca mais saudável, fortalecendo os dentes e a gengiva, além de remover o tártaro, que pode ser uma das causas da gengivite.

Basta pegar um morango e cortá-lo ao meio. Em seguida, friccione as metades nos dentes e nas gengivas. Deixe agir por 45 minutos e depois lave a boca normalmente. Esfregar cebola crua nos dentes tem o mesmo efeito dos morangos.

Outro remédio natural para fortalecer os dentes é o chá de cavalinha, que fortelece os tecidos conjuntivos, dentes e ossos, além de curar gengiva dolorida. Basta ferver uma colher (sopa) do caule da cavalinha picado em uma xícara de água durante 10 minutos. Após isso, deixe descansar por 15 minutos, coe e beba duas vezes ao dia.

Não deixe de escovar os dentes todos os dias, depois de cada refeição. Essa limpeza evitará a formação de placas, que criam ácidos que atacam a dentição e resultam em cáries. O fio dental também deve ser usado pelo menos uma vez por dia, removendo os pedaços de comida que ficam entre os dentes e machucam a gengiva. Consultas periódicas ao dentista também são recomendadas.