Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para trombose

Por Redação Doutíssima 10/12/2014

A trombose é a mais comum das doenças do sistema circulatório, queixas muito frequentes nos consultórios médicos. Seus principais sintomas são a dor ou inchaço nas pernas, mas também é possível que seja assintomática. Além do tratamento médico, remédios naturais e caseiros ajudam a tratar ou evitar essa doença.

trombose

Remédios naturais ajudam a evitar que as plaquetas se agreguem. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a trombose

 

A trombose venosa profunda ocorre quando um coágulo de sangue (trombo) se forma em uma ou mais veias profundas do corpo, geralmente nas pernas. Ela também é capaz de gerar complicações como embolia pulmonar – quando um pedaço de coágulo de sangue interrompe um dos vasos sanguíneos dos pulmões.

 

Uma das principais causas deste problema é a inatividade – por isso, ocorre com frequência em pessoas que passam muitas horas sentadas no trabalho, que passaram por uma cirurgia e necessitam de muito repouso ou em casos de obesidade.

 

Consulte o seu médico o mais rapidamente possível se você acha que pode ter um coágulo de sangue. Assim, ele irá definir o tratamento adequado a sua situação. Além disso, você pode utilizar alguns métodos caseiros que podem ajudam a curar a trombose.

 

Melhores remédios caseiros contra a trombose

 

Pimenta caiena

 

Este tempero é conhecido como um diluente natural do sangue. Ele normaliza a pressão sanguínea e promove a circulação do sangue no corpo. O agente ativo na pimenta caiena é a capsaicina, que reduz o colesterol e mantém os bons níveis de triglicerídeos.

 

Este tipo de pimenta também previne a agregação de plaquetas e, portanto, ajuda o organismo na dissolução da fibrina, que é crucial na formação de sangue coágulos.

 

Outro grande benefício é que este delicioso tempero estimula o sistema nervoso central e melhora o funcionamento do coração. Você pode aplicar uma pasta de pimenta caiena e água diretamente sobre a parte afetada das pernas, para o alívio da dor.

 

Alecrim

 

Esta erva tem incríveis propriedades que são benéficas para o sistema circulatório e, portanto, é um remédio popular também para baixar a pressão arterial e tratar varizes. Ela contém um flavonoide que aumenta o fluxo de sangue, além de ser rica em vitamina B6, que ajuda no desempenho do oxigênio aos tecidos no corpo. Para isso, procure consumir alecrim como um tempero em sua alimentação. Você também pode usá-lo em chás.

 

Gingko biloba

 

Além de melhorar o fluxo de sangue, através da dilatação dos vasos sanguíneos, os agentes ativos da gingko biloba protegem os músculos do coração, vasos sanguíneos, nervos e retina. Por isso, esta planta trata várias doenças e distúrbios relacionados à má circulação sanguínea, como doenças cardíacas e distúrbios cerebrais, além, é claro, da trombose.

 

A gingko biloba tem fortes propriedades antioxidantes, que impedem danos causados ​​pelos radicais livres. É possível utilizá-la em forma de chá, mas se for difícil encontrá-la desta maneira, compre em forma de suplemento. Converse com o seu médico antes de adotar esse remédio caseiro.

 

Solidéu

 

 

Da mesma família da hortelã e do alecrim, a solidéu é uma planta que contém muitos compostos anti-inflamatórios e antioxidantes. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a erva cura a dor na perna causada pela trombose, além de melhorar a circulação sanguínea e inibir a agregação de plaquetas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!