Remédios Caseiros

Alivie a dor muscular com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 13/10/2014

A dor muscular é muito comum depois de atividades físicas, principalmente se você adotou uma rotina sedentária por um tempo e resolveu voltar à ativa. O uso excessivo de um determinado músculo, estresse, lesões, fadiga, tensão ou gripe são outros exemplos de agentes causadores desse mal. Para aliviar o desconforto, aprenda alguns tratamentos caseiros que vão eliminar os incômodos.

dor-muscular

Alimentação nutritiva e compressas podem aliviar a dor muscular. Foto: iStock, Getty Images

Compressa no local machucado alivia a dor muscular

Fazer uma compressa na área afetada ajuda a diminuir a inflamação e o inchaço. Os métodos mais tradicionais são a aplicação de gelo e de vapor. O ideal é começar com a fria, pois a compressa quente, apesar de proporcionar alívio nos primeiros minutos, dilatará os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo circulatório e fazendo com que a dor e inchaço aumentem em longo prazo. Um banho de vapor relaxaria os músculos doloridos.

Uma compressa com sal, por outro lado, ameniza a dor, estimulando a circulação e fazendo o processo de recuperação muscular demorar menos. Basta separar 500 gramas de sal grosso e uma meia grossa limpa. Então, pegue uma frigideira e aqueça o sal por cerca de quatro minutos, coloque em seguida a mistura dentro da meia. Aplique sobre a o local da dor muscular por 30 minutos, repetindo o processo duas vezes ao dia.

Se você não tem habilidade ou paciência para mexer com panelas, faça a compressa com vinagre, que atua retirando o excesso de ácido lático que se formou no ferimento. Para a preparação desse relaxante caseiro é necessário 2 colheres (sopa) de vinagre, meio copo de água morna e uma toalha ou pano de sua preferência. Misture o vinagre na água e encharque o pano, deixando descansando sobre o foco da dor de 10 a 15 minutos.

Outro remédio caseiro eficaz é o líquido produzido através de um litro de álcool e a casca de três bananas. Para prepará-lo, coloque as cascas de banana em um recipiente de vidro transparente e com tampa e despeje o álcool dentro. Deixe descansar por uma semana, agitando o recipiente todos os dias, para garantir que as cascas liberem todos os seus minerais. Passado esse tempo coe a mistura e faça compressas com o fluido resultante.

Alimentação nutritiva contra a dor muscular

A ingestão de alimentos nutritivos também ameniza a dor muscular, além de fazer bem a todo seu organismo. Prepare um suco de melão, que, combinado com uvas e limão, resulta em uma bebida rica em potássio e vitaminas A e E, servindo não só para o alívio das dores e tensões musculares, como para prevenção dos mesmos.

A receita é muito simples e pode ser tomada uma vez por dia, sem a adição de nenhum adoçante. Em um liquidificador bata 400 gramas de melão com 120 gramas de uvas, depois adicione o suco de meio limão.. Um suco com laranja, maçã e pera possui ação parecida. Corte as frutas em cubo, bata no liquidificador, acrescente meio limão cortado em rodelas e beba uma vez por dia.

A dor muscular também responde bem a massagem, que pode ser feita com o auxílio de óleos essenciais ou preparados de plantas medicinais. Escolha entre os óleos de amêndoa, gengibre e noz moscada e aplique com cuidado, fazendo movimentos leves. Se preferir, dilua uma colher de essência de alecrim em uma xícara de azeite de oliva, misture e espalhe na lesão. Se a sua dor muscular persistir, procure um médico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!