Remédios Caseiros

Veja como curar a garganta inflamada com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 07/12/2014

Quem mora nos grandes centros urbanos, onde o clima é seco, ou em locais mais propensos a temperaturas baixas, comumente é acometido por inflamação na garganta. Ela aparece no dia a dia, causando dor e muito desconforto para comer. A garganta inflamada dói por que as células da mucosa incham e inflamam.

garganta-inflamada

Chás e inalação de vapor ajudam a curar a garganta inflamada. Foto: iStock, Getty Images

O tratamento para garganta inflamada, na maioria dos casos, é feito com antibióticos – orais ou injetáveis -, anti-inflamatórios e analgésicos. Porém, antes de adotar os medicamentos tradicionais, você pode lançar mão de algumas receitas caseiras que funcionam bem.

 

Opções caseiras para tratar garganta inflamada

 

Dão resultados positivos no tratamento de garganta inflamada canela, camomila, pimenta caiena, sálvia, alho e gengibre, entre vários outros. Eles apresentam propriedades anti-inflamatórias, antibactericidas, antioxidantes e antivirais. Veja algumas dicas de remédios fáceis e simples de preparar para combater a dor e inflamação na garganta.

 

Gargarejo

 

Gargarejo de água morna com sal, limão e pimenta purifica a garganta, auxiliando na retirada de microrganismos causadores da inflamação. Para preparar o líquido, misture 125 ml de água morna, uma colher de suco de limão, uma colher de sal e uma pitada de pimenta caiena. Gargareje várias vezes ao dia.

 

Alteia

 

Prepare um chá com uma colher de raiz de alteia, uma colher de gengibre picado, uma colher de hortelã-pimenta seca e 250 ml de água. Em uma panela adicione o gengibre e a alteia com a água, deixando ferver por cinco minutos.

 

Acrescente a hortelã-pimenta, tampe a panela e deixe em infusão por dez minutos. Coe, adoce a gosto e beba goles desse chá várias vezes durante o dia. Essa mistura acalma a mucosa irritada, diminui a inflamação e proporciona refrescância, amenizando a dor da garganta inflamada.

 

Água oxigenada

 

Fazer gargarejo com água oxigenada também é uma ótima opção. Em um copo de água, adicione duas colheres de sopa de água oxigenada e mexa para diluir bem a solução. Faça gargarejo pelo maior tempo possível, cuspa e repita por duas vezes.

 

Bicarbonato de sódio

 

O bicarbonato de sódio é um aliado no combate à garganta inflamada. Em uma xícara de água morna, adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio e mexa bem até dissolvê-lo por completo. Da mesma forma que com a água oxigenada, gargareje pelo maior tempo possível e repita por duas vezes.

 

Vinagre

 

Já para fazer gargarejo com vinagre, utilize quatro colheres de sopa desse líquido e quatro colheres de água. Misture e gargareje pelo máximo de tempo possível.

 

Camomila

 

O chá de camomila é outra opção para aliviar a garganta inflamada. Em uma xícara de água fervente acrescente duas colheres de chá de flores e folhas de camomila, deixando repousar por 10 minutos. Coe e gargareje por três vezes.

 

Arnica

 

Você ainda pode preparar um gargarejo com chá de arnica, preparando-o da mesma maneira que o de camomila, repetindo o método por três vezes.

 

Vapor de eucalipto

 

O vapor também pode ajudar no alívio a dor de garganta. Auxilia na desobstrução das vias aéreas, facilitando a respiração. Encha até a metade uma bacia média de água fervente e adicione algumas gotas de óleo de eucalipto. Cubra a cabeça com uma toalha, de modo a fazer uma “tenda” sobre o vapor. Inale totalmente o vapor por alguns minutos até sentir que facilitou a respiração.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!