Remédios Caseiros

Aprenda 3 receitas de shampoo caseiro para piolho

Por Redação Doutíssima 21/11/2014

Os piolhos são insetos parasitas que se alimentam do sangue humano para sobreviver. Eles provocam intensa coceira e irritação no couro cabeludo, onde costumam se alojar. Os piolhos se espalham de uma pessoa para a outra pelo contato direto, portanto, a prevenção é sempre o melhor remédio. Mas caso a infestação já seja uma realidade, uma boa opção é tentar um shampoo caseiro para piolho.

Além do shampoo caseiro para piolho, procure evitar compartilhar pentes, escovas, chapéus, acessórios de cabelos e travesseiros. Essas são maneiras comuns de espalhar os piolhos de uma cabeça a outra. Uma vez infectada a pessoa, a reprodução é rápida – uma fêmea adulta é capaz de colocar uma média de 200 ovos por semana.

shampoo-caseiro-para-piolho

É possível eliminar os piolhos com remédios naturais e caseiros. Foto: Shutterstock

Confira as melhores receitas de shampoo caseiro para piolho

1. Vinagre

Um tratamento muito fácil e eficaz para eliminar piolhos é com vinagre. A alta concentração de ácido acético presente no vinagre mata os insetos com boa taxa de sucesso. Além disso, o vinagre ajuda a dissolver as lêndeas. Para usar esse shampoo caseiro para piolho, misture quantidades iguais de vinagre e óleo mineral. Aplique esta mistura no couro cabeludo e nos cabelos antes de ir para a cama.

Cubra a cabeça e cabelos com uma touca de banho e deixe-a durante toda a noite. Na manhã seguinte, lave o cabelo com seu shampoo habitual. Você também pode diluir o vinagre com uma quantidade igual de água, e usar a solução para enxaguar o cabelo. Depois, deixe agir por 10 minutos e, em seguida, lave o cabelo novamente com água. Repita um destes métodos três vezes por semana, durante um mês.

2. Cebola

As cebolas também podem ser utilizadas como um shampoo caseiro para piolho. Isso porque elas são ricas em enxofre, que mata estes pequenos parasitas. Para isso, coloque quatro cebolas em um liquidificador ou processador de alimentos para fazer uma pasta. Coloque a massa em uma peneira e pressione com uma colher para extrair o suco.

Depois, massageie o couro cabeludo com o suco, de cebola e cubra a cabeça com uma touca de banho. Deixe agir por pelo menos duas horas. Depois, é só lavar o cabelo normalmente com água morna. Seque o cabelo e use um pente fino para remover todos os piolhos.

Repita este tratamento uma vez ao dia, durante três dias consecutivos. Depois, é necessário fazer apenas uma vez por semana, durante dois meses, para eliminar completamente os parasitas.

3. Eucalipto e limão

Uma das soluções mais eficazes naturais para acabar com este problema é usando um shampoo caseiro para piolho feito de eucalipto e limão. Para fabricá-lo, você deve você deve colocar para ferver em um litro de água com um pouco de alecrim e cerca de três ou quatro folhas de eucalipto.

Depois que a água começar a ferver, coloque o suco de um limão. Depois, com os cabelos úmidos, aplique o shampoo caseiro nos cabelos e aguarde por meia hora, depois você deve passar um pente fino nos fios, antes de lavá-los. Este método deve ser repetido duas vezes por semana, até que os piolhos e lêndeas desapareçam completamente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!