Especial Casamento

Veja detalhes de modelos de terno para noivos e escolha o seu

Por Redação Doutíssima 10/11/2014

O vestido da noiva é sempre o astro da festa, mas nem por isto a roupa do noivo merece pouca atenção. Há vários modelos de terno para noivos, e vale considerar o seu gosto, local, estilo e horário da cerimônia e da festa, entre outros detalhes.

modelos-de-terno-para-noivos

Há opções diferentes na hora de escolher a roupa para o casamento. Foto: iStock, Getty Images

Ao contrário do que se imagina, não é tão simples escolher a roupa do noivo. Ela deve estar nos tamanhos e comprimentos adequados para compor um traje impecável para um dia muito especial. Veja algumas opções!

Modelos de terno para noivos pode variar nas peças e botões

Entre os modelos de terno para noivos, o terno completo (calça, colete e paletó) em tons neutros (carvão, chumbo, cinza) é uma das opções mais procuradas e que realmente não tem erro. O colete dá um ar de formalidade, mas nada impede que o noivo use a versão “costume”, que é o terno formado apenas por calça e paletó.

O número de botões do paletó é uma escolha muito importante. Os de três botões sucederam os ternos de quatro botões, sendo o modelo mais tradicional. Quem faz o tipo sério e tradicional fica melhor com este terno.

Os homens muito altos também se beneficiam deste modelo, por ficar mais acertado em um tronco mais comprido. Use o último botão aberto.

Já o paletó com dois botões tem ganhado espaço por ser mais moderno. É a opção ideal para homens jovens, que não estejam muito acima do peso e que não sejam muito baixos nem muito altos.

A condição física indicada para este paletó se dá em função do primeiro botão ficar bem na barriga, podendo criar uma divisão estranha do corpo, formando algo semelhante a uma ampulheta. Apesar de ser um modelo mais despojado, pode ficar muito elegante e perfeito para um noivo jovem.

O terno com paletó de um botão não é o mais usado, sendo o preferido apenas dos mais moderninhos ou uma opção para sair à noite em algo mais informal. Entre os modelos de terno para noivos, este traje é indicado apenas para os noivos baixinhos.

O paletó com mais botões pode ficar comprido, parecendo um vestido. Se quiser alongar a silhueta, aposte num risca de giz discreto e uma gravata em um tom próximo a cor do terno.

Comprimentos nos diferentes modelos de terno para noivos

Os homens tendem a usar roupas muito largas ou compridas. Nos modelos de terno para noivos, este erro de tamanho pode ser desastroso, pois vai tirar toda a elegância e alinhamento que a ocasião pede.

Para saber se o comprimento do paletó está certo, com o braço esticado ao lado do corpo ele deve ficar na altura da articulação do dedo polegar, cobrindo a curvatura das nádegas.

A manga também não pode ser comprida demais, pois dá impressão de encurtar o braço ou que a roupa não é sua. Para verificar, também com o braço esticado para baixo, a manga do paletó deve deixar aparecer mais ou menos 1 cm de camisa.

Nos modelos de terno para noivos o ideal é optar pela bainha tradicional, nada de bainha dobrada na calça. Para não ficar com a calça empapada nos pés, a barra deve ficar 1 cm acima do salto do sapato.