Especial Casamento

Saiba como organizar uma festa de casamento barata

Por Redação Doutíssima 25/06/2015

Se você sonha em casar, mas fica apreensiva em relação ao investimento financeiro envolvido na cerimônia, não se desespere. Com algumas dicas e escolhas inteligentes, é possível organizar uma festa de casamento barata, mas muito charmosa. Os mínimos detalhes é que fazem toda a diferença nos gastos.

 

Por isso, desde o início, tenha em mente um orçamento. Calcule, aproximadamente, o máximo de dinheiro que é possível gastar com a organização do casamento: desde o espaço escolhido, até o buffet e as lembrancinhas. Partindo dessa decisão inicial, comece a pensar nas alternativas para reduzir custos e assegurar uma festa de casamento barata.

festa de casamento barata

É possível garantir uma festa de casamento autêntica e charmosa economizando nos detalhes. Foto: Shutterstock

 

Dicas para uma festa de casamento barata

Mas, afinal, quais são as pequenas coisas que ajudam a garantir que os gastos ficarão dentro do limite de dinheiro disponível? Bem, o primeiro passo é investir na tendência “do it yourself” ou “faça você mesmo”. Entenda como funciona isso e garanta uma festa de casamento barata:

1. Decoração

Aposte no seu bom gosto e faça você mesma a decoração do casamento. Convide as amigas para ajudar e torne esse momento especial e, claro, econômico.

Escolher um ambiente com árvores, canteiros e jardins garante uma decoração natural ao casório. Além disso, é possível definir um estilo para a festa e buscar elementos condizentes com ele para a decoração: frascos, velas ou porta-retratos são opções.

2. Locação

Escolher uma boa locação é garantia de economia. Por isso, avalie bem suas opções de locais. Encontre espaços bacanas com preços acessíveis. Considere, também, a opção de casar em um local que você já tenha disponível: sua igreja ou clube, a chácara ou fazenda de algum amigo.

 

3. Número de convidados

É impossível fazer uma festa de casamento barata com um número gigante de convidados. Por isso, tome nota de quantas pessoas você deseja convidar para a data especial. Lembre-se: quanto mais pessoas você convidar, maiores serão os gastos.

 

Por isso, antes de sair distribuindo convites para todo mundo, dê prioridade às pessoas que realmente fizeram parte de sua vida e da história do casal. Pense em quem realmente é especial e não pode, de forma alguma, perder esse momento.

 

4. Buffet

 

Há várias alternativas de buffet que fogem do tradicional e ajudam a economizar. Atualmente, a recepção formal com buffet e jantar não é necessária. Assim, é possível optar por um coquetel bem charmoso, com ilhas de bebidas e ilhas gastronômicas.

 

Opções de menus informais, com comidas servidas em potinhos e pratinhos rústicos estão entre as principais tendências de casamentos para 2015. São, portanto, uma alternativa contemporânea e mais em conta.

 

Festa de casamento barata pode ser charmosa

Quem disse que uma festa de casamento barata não pode ser formosa? Livre-se daquela ideia de que para fazer uma cerimônia elegante é necessário contratar um decorador ou cerimonialista. Opte pela simplicidade, que garante um charme exclusivo ao evento.

 

Há vestidos de noiva lindos que, justamente por serem tradicionais, proporcionam encanto ao visual. Aproveitar o vestido da avó ou da mãe é uma boa opção para economizar e garantir uma aparência autêntica.  Além disso, segundo o blog Shinebride, o aluguel de vestidos também é uma alternativa para economizar no casamento.

 

A premissa para o casamento simples e barato ideal é: economize no que puder e guarde sempre um dinheiro para emergências. Se sobrar, melhor. Assim, será possível investir um pouco mais na lua de mel.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!