Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para melasma

Por Redação Doutíssima 11/11/2014

As mulheres gostam de ter uma pele sempre bonita e com aspecto saudável. Mas quando aparecem algumas marcas da idade e manchas, isso desperta ainda mais atenção e cuidados com a beleza. Principalmente em mulheres de 20 a 50 anos, essas manchas podem aparecer devido ao melasma.

melasma

Métodos naturais e caseiros podem ajudar a eliminar o melasma. Foto: iStock, Getty Images

O que é o melasma

Ele é uma condição da pele que causa manchas de cor escura que aparecem na testa, no queixo, nas bochechas e no lábio superior. O melasma pode ser causado por um desequilíbrio hormonal, pílulas anticoncepcionais, fatores genéticos ou exposição ao sol por longas horas sem a proteção adequada.

Muitas vezes, ele é confundido com sardas ou manchas de idade. Mas as manchas marrons na face do melasma normalmente são maiores, mais escuras e têm formas irregulares.

A verdade é que pode ser muito perturbador ter que lidar com manchas escuras em seu rosto ou alguma outra parte do seu corpo. Por isso, buscar formas de acabar com elas se torna fundamental. Veja alguns remédios caseiros para tratar o melasma na pele.

Remédios naturais para acabar com o melasma

Suco de limão

O suco de limão é um clareador natural para a pele natural, devido às suas excelentes propriedades adstringentes. A natureza ácida do suco de limão também ajuda a remover a camada exterior da pele, eliminando, assim, a camada de pele hiperpigmentada.

Para fazer o tratamento de melasma com o suco de limão, você deve aplicá-lo sobre as áreas afetadas, massageando gentilmente com movimentos circulares por um ou dois minutos. Deixe o suco agir por 20 minutos antes de enxaguar com água morna. Siga este método duas vezes por dia e você deve ver uma melhora dentro de aproximadamente três semanas.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é considerado um dos melhores tratamentos caseiros para se livrar do melasma. O ácido acético presente no vinagre de maçã o torna um poderoso agente clareador, que ajuda a remover as manchas e a tornar a pele mais suave e mais radiante.

Para isso, você deve aplicar uma solução de duas partes iguais de água com vinagre de maçã em suas manchas pigmentadas. Deixe a solução secar na pele e depois lave com água morna. Repita o método no seu dia a dia. Este tratamento natural irá remover as manchas escuras na pele e deixar seu rosto mais radiante.

Açafrão

O açafrão também pode ajudar a reduzir a melanina e ajudar a combater as manchas da pele. A curcumina, ingrediente ativo do açafrão, possui propriedades antioxidantes e de clareamento da pele. Para fazer este tratamento natural do melasma com açafrão, basta misturar cinco colheres de sopa de açafrão em pó com 10 colheres de sopa de leite, para fazer uma pasta.

Use sempre leite integral, pois ele possui ácido láctico e cálcio, que ajudam a esfoliar e suavizar a pele. Aplique esta pasta uniformemente sobre a área afetada. Deixe secar por 20 minutos e, em seguida, lave com água morna e seque com uma toalha limpa. Repita este tratamento diariamente para obter melhores resultados.