Remédios Caseiros

Aprenda remédios caseiros para tratar o sapinho

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

Candidíase oral é o nome da infecção que, popularmente, recebe o nome de sapinho. Ela acontece na boca e é provocada por fungos do gênero Candida. As áreas mais afetadas são a língua e as membranas mucosas da cavidade bucal. Essa condição pode ser dolorosa, mas há alguns remédios caseiros que você pode usar para tratá-la.

sapinho

Candidíase oral é acompanhada por feridas dolorosas. Foto: iStock, Getty Images

Como surge o sapinho

Na pessoa infectada por sapinho, desenvolvem-se algumas lesões brancas cremosas, geralmente na língua e na parte interna das bochechas. Isso pode ser bastante incômodo e doloroso, havendo a possibilidade de sangramento, por conta do atrito com os dentes ou com algum alimento. É possível também que essa infecção se espalhe para o céu da boca, gengivas e amígdalas.

A candidíase oral pode afetar pessoas de todas as idades, mas ocorre com mais frequência em quem usa dentaduras. Esta infecção fúngica também afeta crianças e bebês, já que seus sistemas imunológicos não estão completamente desenvolvidos. No caso de pessoas que fumam ou sofrem de diabetes ou anemia, o risco de contrair sapinho aumenta.

O tratamento para o sapinho pode variar, em função da idade e estado de saúde da pessoa que está infectada. O médico pode prescrever uma medicação antifúngica, mas é possível que surjam efeitos colaterais associados a eles. Se você prefere soluções caseiras e naturais, siga as nossas sugestões abaixo.

Trate o sapinho com soluções caseiras

Alho

O alho é um antibiótico natural e o antifúngico mais potente da natureza. Ou seja, é um excelente remédio caseiro para curar a candidíase oral. Isso porque ele inibe o crescimento dos fungos sem comprometer o sistema imunológico. O que você deve fazer é colocar um dente de alho entre a bochecha e a gengiva e deixar ali por uma hora, três vezes por dia.

Iogurte

O iogurte natural é um alimento probiótico e, como tal, contém bactérias saudáveis​​, que são capazes de inibir o crescimento de fungos. Portando, consumir o iogurte natural é um ótimo remédio natural para o sapinho. Basta inclui-lo em sua dieta iogurte natural sem açúcar, e apenas isso já vai estimular uma recuperação muito mais rápida.

Árvore do chá

O óleo da árvore do chá é um remédio usado como antisséptico bucal para tratar a candidíase oral naturalmente. Para isso, basta colocar algumas gotas de óleo essencial em meio copo de água e fazer um gargarejo três ou mais vezes por dia.

Aloe vera

Outro remédio caseiro comum para tratar o sapinho é a aloe vera, também conhecida como babosa. Esta planta tem propriedades bactericidas e fungicidas. Você deve colocar pouco de gel da aloe vera na região afetada e deixar agir por uma hora, sem consumir líquidos ou alimentos nesse período.

Hábitos

Paralelamente ao tratamento com remédios caseiros, alguns cuidados devem ser tomados para acelerar a cura. Procure escovar os dentes com escovas de cerdas macias, evite comer alimentos gordurosos ou com açúcar e sempre lave a boca após comer ou ingerir medicamentos orais.