Para clarear os dentes com segurança, é recomendável consultar antes um dentista. No consultório, ele indicará como clarear os dentes de acordo com tratamentos possíveis, dentro de avaliação específica para cada paciente.
Existem basicamente dois métodos de clareamento dental. O primeiro consiste no uso de luzes e é feita em sessões dentro do consultório. Já o segundo utiliza um gel clareador e é feita em casa, segundo orientações médicas.
Como clarear os dentes dentro do consultório
Uma técnica com luzes halógenas, de LED ou laser, que ativam um gel clareador bastante concentrado, e mais forte que o utilizado no clareamento caseiro, proporciona um resultado imediato.
Os dentes ficam muito mais brancos em apenas uma sessão devido ao peróxido de carbamida, que é aplicado apenas nos dentes (sem riscos de afetar a gengiva e os lábios). Depois de o gel ser colocado, luzes são ativadas sobre a boca, o que acelera o branqueamento. O resultado do tratamento dura cerca de dois anos.
Para isso, é preciso que o paciente tome cuidados com a alimentação e a pigmentação do que ingere depois do procedimento. Café, refrigerantes, molhos vermelhos, chocolates e demais produtos que contêm corantes precisam ser evitados. A escovação dos dentes sempre após as refeições é fundamental, além de uma visita semestral ao dentista.
Dentes mais brancos em casa também requerem preparo no consultório
O clareamento dental em casa tem um processo mais longo, que dura cerca de 3 semanas. Os resultados são bastante semelhantes aos do feito no consultório. A diferença é que as luzes que aceleram o branqueamento no primeiro caso não fazem parte desse procedimento.
Para descobrir como clarear os dentes em casa, é indispensável ir ao dentista e seguir todas as etapas indicadas por ele. A maioria das técnicas envolve o uso de um gel branqueador, também à base de peróxido de carbamida, que é colocado em uma moldeira de silicone.
Ao invés das luzes laser, aqui utiliza-se o gel em várias aplicações, repetidas vezes. Esse material geralmente é encontrado no próprio consultório odontológico ou pode ser recomendada sua compra em locais especializados recomendados pelo dentista.
Alguns cuidados antes de decidir como clarear os dentes
Para escolher o modo de clareamento que você vai realizar, a consulta ao dentista é o principal. Somente ele poderá avaliar como está sua arcada dentária e indicar o tratamento adequado para como clarear os dentes de acordo com suas necessidades.
Muitos pacientes recorrem às técnicas de branqueamento para melhorar a estética e, consequentemente, a autoestima. No entanto, é necessário se prevenir, já que o clareamento pode causar algumas consequências mesmo com acompanhamento do dentista.
A sensibilidade é um dos problemas mais recorrentes em quem deixa os dentes mais brancos. Antes do procedimento, é recomendável usar um creme dental para dentes sensíveis. Mesmo que não apresente o desconforto, o paciente deve prevenir.
As luzes que clareiam os dentes no consultório afetam de maneira um pouco maior a sensibilidade, mas o modo de como clarear os dentes em casa também deixa os dentes sensíveis. O clareamento não é indicado para gestantes e mães em processo de amamentação.