Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para urticária

Por Redação Doutíssima 10/12/2014

Se você já teve urticária, sabe o quanto é importante obter alívio rápido para o problema. Ela nada mais é do que uma reação alérgica, que pode provocar vermelhidão, coceira e pequenas inflamações na pele. Para acalmar essa irritação, há uma série de remédios caseiros que você pode tentar.

Saiba mais sobre a urticária

urticaria

Remédios naturais agem diretamente sobre os sintomas da urticária. Foto: iStock, Getty Images

Quando você entra em contato com uma substância que seu corpo reconhece como uma ameaça, ele libera uma proteína chamada histamina, que por sua vez resulta em prurido, inchaço, vermelhidão e outros sintomas.

 

Alguns dos alérgenos mais comuns que causam este problema são os alimentos como nozes, chocolate, peixe, tomate, ovos, e leite; mas também o látex, produtos químicos, pólen, aditivos alimentares, pelos de animais, infecções, medicamentos e picadas de insetos. Se você sabe que possui intolerância a um destes elementos, procure ficar bem longe deles.

 

Além disso, a urticária pode ocorrer em dias muito quentes, como resultado de estresse ou até mesmo sem nenhuma causa aparente. Normalmente, estas marcas incômodas na pele desaparecem dentro de dois dias, mas é possível acelerar a cura – alguns métodos caseiros ajudam a aliviar os sintomas e a se livrar rapidinho de uma urticária.

 

Melhores remédios caseiros para urticária

 

Compressas frias

 

Quando você está com uma coceira, nada melhor do que colocar algo gelado sobre a área para ter o alívio imediato. Isso acontece porque a baixa temperatura ajuda a diminuir os vasos sanguíneos e bloquear mais liberação de histamina, aliviando inchaço, inflamação e coceira.

 

Por isso, enrole alguns cubos de gelo em um pano e coloque-o sobre a pele afetada de 10 minutos a uma hora, três ou quatro vezes ao dia. Você também pode tomar um banho frio quando necessário, para acalmar a pele inflamada.

 

Aveia

 

A aveia funciona muito bem para a urticária. Suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes proporcionam alívio da coceira e ajudam a pele a cicatrizar mais rápido. Para isso, misture uma xícara de bicarbonato de sódio e duas xícaras de farinha de aveia e coloque em uma banheira de água morna. Mexa bem e fique submerso na banheira por pelo menos 15 minutos.

 

É possível também misturar duas xícaras de farinha de aveia, duas colheres de sopa de amido de milho e água o suficiente para formar uma pasta. Aplique a pasta sobre a pele afetada, deixe agir de 15 a 20 minutos e lave com água morna. Faça esse procedimento uma vez por dia.

 

Manjericão

 

O manjericão também funciona como um anti-histamínico natural e, portanto, é muito eficaz para o tratamento da urticária. Além disso, ele combate a coceira e a inflamação. Use uma colher de sopa de folhas de manjericão em um frasco e adicione água quente.

 

Cubra o recipiente e deixe-o esfriar. Aplique esta mistura sobre a área afetada utilizando um pano de algodão. Para um remédio ainda mais rápido, basta amassar algumas folhas de manjericão e aplicar na área afetada.

 

Açafrão

 

Este é outro tempero usado na pele para combater a urticária. O açafrão é conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e ajuda a estimular corticosteroides naturais do corpo. Ele também é considerado um anti-histamínico natural e muito eficaz antioxidante para uma variedade de doenças inflamatórias da pele. Misture uma colher de chá de açafrão em pó em um copo de leite quente ou água e beba essa mistura duas vezes por dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!