Remédios Caseiros

Trate a catapora com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 11/10/2014

A catapora é uma enfermidade que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas vermelhas na pele, que causam coceira, febre, dor de cabeça, mal-estar e outros sintomas. Causada por um vírus e contagiosa, é uma doença bastante comum na infância. O atendimento médico sempre deve ser procurado, mas paralelamente ao tratamento receitado, há receitas caseiras que prometem ajudar a combater o vírus e aliviar os incômodos.

catapora

Caso não seja bem tratada, a catapora pode deixar marcas na pele. iStock, Getty Images

Vitamina C fortalece o sistema imunológico e combate a catapora

O suco de frutas como limão e a laranja deveria ser tomado por todos, independentemente se estão ou não doentes. São alimentos ricos em vitamina C, substância que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Portanto, dá mais condições ao organismo para combater o vírus, sendo bastante recomendável para crianças com catapora.

Para preparar o suco, você deverá usar três laranjas-lima, um limão siciliano e meio copo de água.

As frutas devem ser espremidas, retirando-se todo o seu suco. Em seguida, acrescente água. Adoce com mel à vontade, de acordo com seu gosto, e ingira a mistura duas vezes por dia, logo após o seu preparo, entre uma refeição e outra.

Mas atenção, beber suco de frutas cítricas é contraindicado caso as feridas da doença estejam dentro da boca. Isso porque a bebida é bastante ácida. Nessas situações, pode ser tomado um suco a base de cenoura e beterraba.

Chá e pomada de arnica

A arnica é uma planta bastante eficaz no combate às lesões causadas pela catapora, agindo diretamente na pele. Para aproveitar as suas propriedades, tome um banho com chá de arnica ou então use uma pomada natural elaborada a partir da planta. Ela ajuda a exterminar os microorganismos, promovendo a cicatrização das feridas.

O chá de arnica tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Estas propriedades eliminam a infecção e a inflamação das bolhas da catapora e atuam no alívio do desconforto e da coceira.

Para preparar o banho de arnica, você usará 4 colheres das de sopa de folhas da planta e um litro de água.

Os ingredientes devem ser misturados numa panela e levados ao fogo até ferver. Em seguida, apague o fogo, tampe a panela e deixa amornar. Utilize, então, o chá para lavar todo o corpo, deixando que o corpo seque sozinho – sem o auxílio de uma toalha.

Já a pomada de arnica, também anti-inflamatória, tem um forte poder de cicatrização. Assim como o chá, a pomada também atua reduzindo a coceira, além de evitar as manchas que podem ficar na pele em decorrência da doença.

Para preparar a pomada, separe 27 gramas de vaselina sólida, 27 gramas de creme Lanette, 60 gramas de pomada base, 6 gramas de lanolina e 6 mililitros de tintura de arnica. Todos os ingredientes devem ser bem misturados até obter uma mistura bem homogênea. Coloque em um recipiente fechado e aplique de duas a três vezes ao dia nas lesões da catapora.

Unguento e cremes anti catapora

Um unguento também pode ser uma alternativa para aplicar nas lesões. Esta pomada é preparada com 4 partes de azeite de oliva e uma glicerina líquida. Outra opção é o creme feito a partir da aveia, que deve ser cozida e, depois, misturada à água morna da banheira, onde o indivíduo deve permanecer por 20 minutos. Caso não haja possibilidade de usar uma banheira, a água com aveia pode ser aplicada nas lesões em compressas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!