Remédios Caseiros

Trate os dentes sensíveis com soluções e remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 22/10/2014

A hipersensibilidade dentária é uma condição que, popularmente, é conhecida como dentes sensíveis. Ela se manifesta, normalmente, quando a pessoa come ou bebe algo muito gelado ou muito quente. Isso acontece porque há algum desgaste ou dano nos nervos dos dentes, perda do esmalte ou recessão gengival.

Para que você não precise ficar sempre com aquele cuidado exagerado em relação à temperatura do que você come, separamos alguns remédios caseiros e naturais para tratar os dentes sensíveis e amenizar esse desconforto. Mas atenção: se a dor estiver insuportável e mais frequente do que nunca, o melhor a fazer é procurar um especialista na área, ou seja, um odontologista.

dentes-sensíveis

A hipersensibilidade se manifesta quando ingerimos comida muito quente ou fria. Foto: iStock, Getty Images

Como aliviar a dor dos dentes sensíveis

Água com sal

A água com sal é uma boa alternativa para tratar a hipersensibilidade nos dentes. E é muito fácil de fazer um tratamento com essa fórmula: basta misturar duas colheres de sal em um copo com água morna, mexer bem e então fazer gargarejos com essa água duas vezes por dia – na parte da manhã e da noite, preferencialmente.

Se você quiser, também pode usar o sal fino puro para massagear as gengivas. Embora essa última opção não seja um remédio para combater um quadro já consumado de dentes sensíveis, é uma boa forma de ajudar a prevenir sua ocorrência.

Óleo de mostarda

O óleo de mostarda também é benéfico no tratamento da hipersensibilidade dentária. Basta misturar uma colher de óleo de mostarda com uma colher de sal em um copo, e usar a solução para massagear os dentes. Deixe atuar por aproximadamente cinco a sete minutos e então enxágue a boca com água normal.

Chiclete sem açúcar

Isso mesmo, mastigar chicletes sem açúcar pode ser um importante aliado para tratar os dentes sensíveis. O benefício decorre do fato de que mastigar chiclete estimula a produção da saliva, o que ajuda a fortalecer novamente os dentes que então estavam debilitados, reduzindo a sensibilidade.

Óleo de canela

Assim como o óleo de mostarda, o óleo de canela ajuda contra a hipersensibilidade dentária. E para obter esse benefício, basta massagear os dentes com ele logo depois de ingerir algum alimento, líquido ou sólido, que esteja em temperaturas extremas – quente ou frio.

Hábitos de higiene

Além dessas opções caseiras que mencionamos acima, uma boa higiene bucal é fundamental para evitar a hipersensibilidade dos dentes. Algumas dicas específicas incluem a escolha da escova de dente, que deve ter cerdas suaves, o que irá proteger o esmalte e, assim, evitar a ocorrência de dentes sensíveis.

Pasta de dente especial

Hoje em dia, é possível encontrar nas farmácias e nos supermercados uma infinidade de tipos de cremes dentais. Entre eles, estão os que prometem tratar os dentes sensíveis. Portanto, se as receitas caseiras não funcionaram, tente essa opção.

Privilegie aqueles cremes dentais que contenham estrôncio ou nitrato de potássio como ingrediente ativo, já que qualquer um desses dois elementos ajudam a combater a hipersensibilidade nos dentes.