Muitas pessoas riscaram o glúten das suas dietas por acreditar que esta proteína engorda e faz mal à saúde. Até onde se sabe, cientificamente comprovado, pessoas celíacas, intolerantes ou alérgicas são as únicas que realmente não podem consumir esta proteína, presente em itens como o trigo, a cevada, a aveia e o centeio.
Em contrapartida, celebridades exibem corpos em forma e garantem que a silhueta se deve a uma dieta livre do produto, apelando inclusive para receitas como a pizza sem glúten. Ficou interessada?
Para quem aderiu ou tem a necessidade desta dieta, a boa notícia é que atualmente a gama de produtos e ingredientes sem glúten é bem maior. Você pode manter uma dieta saudável, dentro do seu propósito sem se privar das delícias da gastronomia.
Aprenda como fazer pizza sem glúten e tenha esta carta na manga para preparar um cardápio saudável e caprichado!
Pizza sem glúten com arroz
Ingredientes:
2 ovos
2 colheres de sopa de queijo ralado – pode ser o mussarela se acha o parmesão muito forte
2 xícaras e meia de chá de arroz cozido
1 xícara de leite
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Farinha sem glúten (comprada pronta) para polvilhar a forma.
Modo de Preparo:
Coloque os ovos, o queijo e o arroz no liquidificador e bata bem. Vá adicionando aos poucos o leite e deixe bater até formar um creme. Por fim, coloque o fermento.
Despeje em uma forma de pizza, previamente untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido, em torno de 180ºC, e deixe assar por cerca de 30 minutos. Sua massa de pizza sem glúten está pronta!
Pizza sem glúten com mandioca
Ingredientes:
½ quilo de mandioca crua sem casca
2 xícaras de chá de amido de milho
2 colheres chá de açúcar
1 ovo
2 tabletes de fermento biológico
2 colheres sopa de margarina culinária
1 colher chá de sal
Molho de tomate
Fubá
Rendimento: 2 discos de pizza.
Modo de Preparo:
Pique a mandioca em pedaços e cozinhe com água na panela de pressão por 15 minutos, a partir do início da pressão. Desligue e aguarde sair o vapor. Abra e verifique se estão bem cozidas e, se necessário, cozinhe por mais alguns minutos.
É importante que fique bem macia. Retire a água e esprema os pedaços de mandioca até virarem um purê. Deixe amornar.
Em uma bacia grande, coloque esse purê junto com o açúcar e o amigo de milho. Misture. Faça um buraco no meio da massa e coloque o ovo, os fermentos e a margarina. Misture até ficar lisa e homogênea. Cubra a bacia e deixe a massa descansar por 40 minutos.
Como esta receita é para dois discos de pizza, após o período de descanso, divida a massa em 2 partes. Polvilhe uma superfície com o fubá, pode usar a mesa ou a pedra da pia. Coloque uma das partes da massa e abra ela com o rolo.
Depois dos discos de pizza sem glúten abertos, coloque a massa em uma forma de pizza e espalhe sobre ela uma pequena quantidade de molho de tomate. Asse por 20 minutos. Retire do forno, recheie a seu gosto e leve ao forno até o queijo derreter.