Receitas

Aprenda a preparar um bolo de cacau saudável para a família

Por Redação Doutíssima 19/07/2015

Preparar um lanche saudável e saboroso fica difícil quando diversos alimentos presentes nas receitas são muito calóricos ou provenientes de processos industriais. No entanto, o bolo de cacau é uma alternativa para quem não dispensa o gostinho do chocolate, mas quer se manter na dieta.

 

Feito em grande parte por alimentos mais naturais, como o mel, o açúcar mascavo e a farinha integral, o bolo de cacau é ideal para os momentos em família. Pode ser consumido nos intervalos entre as refeições principais ou nos eventos sociais com coquetel. Conheça os benefícios e prepare a receita.

bolo de cacau

O cacau usado em receitas deixa o alimento cheio de benefícios para a saúde. Foto: iStock, Getty Images

 

Faça seu bolo de cacau

Ingredientes:

 

– ½ xícara de cacau em pó

– 2 xicaras de farinha de trigo integral fina

– 1 e ¼ xícaras de açúcar mascavo

– ¼ de xícara de mel

– 4 colheres de chá de fermento em pó

– ¼ de colher de chá de sal

– 1 e ½ xícaras de água

– 2 ovos orgânicos ligeiramente batidos

– 2/3 de xícara de óleo de coco

– 2 colheres de extrato de baunilha

 

Modo de preparo:

 

Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma para bolos com manteiga e farinha integral.

 

Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela grande. Faça um buraco no centro e coloque o mel, os ovos, o óleo, a baunilha e a água. Junte tudo com um misturador, sem bater, até que estejam em uma mistura uniforme.

 

Asse por aproximadamente 40 minutos, na mesma temperatura do pré-aquecimento. Veja se o bolo de cacau está fofinho com um palito e espere esfriar para desenformar e servir.

 

bolo de cacau 

Bolo de cacau é aliado da boa saúde

Você pode comer o bolo de cacau com a consciência tranquila. Aliás, quanto maior a quantidade dessa substância, maiores os benefícios à saúde.

De acordo com uma pesquisa da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, o chocolate amargo (com maior teor de cacau) ajuda a combater o bloqueio das artérias. Os flavonoides do composto são antioxidantes e funcionam como vasodilatadores naturais.

 

O cacau também tem efeito anti-inflamatório, combatendo inflamações crônicas e melhorando a produção de insulina, graças à procianidina de sua composição. O sistema imunológico é igualmente protegido, já que, segundo pesquisa da Universidade de Barcelona, na Espanha, o cacau aumenta as taxas de flavonoides no organismo e melhora o desempenho dos anticorpos.

 

Na Universidade de Wheeling, nos Estados Unidos, cientistas descobriram que a teobromina e a feniletilamina do cacau melhoram a atividade dos neurotransmissores na região do cérebro que ativa o estado de alerta e atenção. Ou seja, comendo um bolo de cacau você garante ainda mais energia na sua rotina.

 

Para os ansiosos, o chocolate com alto teor de cacau pode funcionar como tranquilizante. Estudiosos da Universidade de Bar-Ilán, em Israel, analisaram testes aplicados em 100 voluntários e descobriram que os flavonoides da substância atuam na produção de serotonina, o hormônio que provoca bem-estar, prazer e relaxamento.

 

Para quem quer prevenir problemas que afetam a memória, o cacau também pode ser um aliado. Um estudo realizado na França e publicado no The Journal of Neuroscience comprovou que a epicatequina desse ingrediente pode estimular o funcionamento do cérebro.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!