Receitas

Veja os benefícios do suchá para a saúde

Por Redação Doutíssima 05/03/2015

O termo“suchá” pode parecer estranho no primeiro momento, mas, quando se sabe que essa palavrinha é a junção de “suco” e “chá”, ela passa a ser nossa grande amiga. Tudo porque essa expressão reúne os melhores benefícios dessas duas bebidas, potencializando seus efeitos e se tornando uma grande aliada para quem quer viver mais saudável.

 

sucha

Bebida une propriedades benéficas dos sucos de frutas com substâncias dos chás. Foto: iStock, Getty Images

Por que fazer o suchá?

 

Muitas pessoas estão optando por suco detox para desintoxicar naturalmente o organismo e ajudar os órgãos, principalmente o fígado, a trabalharem melhor.

 

Grande parte dos problemas que temos de saúde vem por conta da intoxicação que acumulamos diariamente no nosso corpo. Algumas são causadas por medicamentos, alimentação desregrada, álcool, cigarro, drogas ou, até mesmo, poluição.

 

Se o organismo estiver livre desses resíduos, ele trabalha de forma mais eficiente e, consequentemente, pode absorver melhor os nutrientes da sua alimentação. Assim como metabolizá-los de maneira correta.

 

Além dos sucos detox, de maneira milenar, os chás têm sido usados como coadjuvantes na solução de pequenos e médios problemas de saúde. Em geral, eles não têm contraindicação, potencializam dietas, ajudam a acalmar e até a curar gripes e infecções.

 

Combinar essas qualidades, de uma maneira bem prática e rápida é o motivo de se optar pelo suchá.

 

Como preparar o suchá

 

Embora pareça fácil, não é simplesmente misturando sucos e chás que se obtém os efeitos desejados. Se não souber combinar os ingredientes de maneira correta, esses podem, além produzir uma bebida ruim, não trazer benefício algum.

 

Se o seu objetivo é um suchá para emagrecer, comece escolhendo chás que tenham as propriedades corretas para isso, como o chá verde. Depois, faça a higienização das frutas que quer incluir e bata no liquidificador.

 

Nesse caso, escolha frutas ácidas, como o abacaxi, que além de ser delicioso, possui propriedades desintoxicantes e é diurético.

 

Assim como os sucos naturais, quanto mais tempo o suchá demora para ser consumido, menos propriedades ele tem. Consuma sempre 30 minutos antes das refeições ou mesmo para matar a sede durante o dia.

 

Se o seu objetivo é consumir o suchá à noite, esqueça os que têm características diuréticas e os que contêm cafeína, como o chá verde ou preto.

 

Dê preferência para os calmantes, como camomila, melissa, erva cidreira e opte por frutas como amora, framboesa que, além de ricas em vitamina C, são calmantes naturais e não dão aquela vontade inconveniente de fazer xixi durante à noite.

 

Cuidado ao combinar frutas

 

Como você sabe, cada fruta tem uma propriedade diferente e os sucos delas podem te ajudar a manter uma vida saudável. Porém, essa diferença também é sentida pelo seu sistema digestivo, que metaboliza de maneira distinta cada grupo de frutas.

 

As frutas cítricas, como abacaxi, laranja, limão e tangerina, precisam de um tipo de suco gástrico para serem digeridas. As doces, como maçã, pêra e pêssego, de outro. Procure sempre distinguir esses dois grupos para não sobrecarregar o seu estômago.

 

Tomando esses cuidados, você obterá o melhor dos sucos e dos chás naturalmente em sua vida e, a médio prazo, obterá os resultados almejados.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!