Receitas

Veja como preparar um café da manhã sem lactose

Por Redação Doutíssima 15/11/2014

A impossibilidade de consumir lactose não precisa tornar seu café da manhã chato e sem graça. Afinal, esta é uma refeição super importante e prazerosa. Com a substituição de alguns alimentos, você pode montar um café da manhã sem lactose tão gostoso quanto o desjejum das pessoas que podem consumir o leite e seus derivados.

café-da-manhã-sem-lactose

Comece o dia com uma refeição saudável e saborosa sem prejudicar a dieta. Foto: iStock, Getty Images

Café da manhã sem lactose não pode incluir derivados do leite

Uma coisa que sempre é bom lembrar para quem quer adotar esse tipo de dieta: as pessoas destacam que não devem tomar leite ou seus derivados diretos, mas esquecem que eles estão presentes em muitos alimentos.

Quem sofre de intolerância forte e severa em relação à lactose não deve consumir pães, bolos, biscoitos, manteiga e outros produtos que contenham a substância. Ficou preocupada como preparar seu café da manhã sem lactose? Pode ficar tranquila.

As opções são variadas para fazer as trocas necessárias. Vale também colocar a mão na massa e fazer seus alimentos sem lactose. Veja abaixo como é fácil.

Há muitas opções de bebidas para substituir o leite com chocolate ou café com leite. Chás, sucos, café preto, leite zero lactose, leite de soja, bebidas de soja… Frutas são todas liberadas.

Para os pães, opte pelas versões sem lactose. Substitua a manteiga pela margarina sem leite (cheque no rótulo) ou pasta de gergelim. E que tal fazer uma saborosa panqueca? Use a receita tradicional substituindo o leite comum pela versão zero lactose.

Para o recheio, pode-se usar goiabada, mel, creme de avelã sem lactose, geleias, entre outras alternativas. Há muitas opções para preparar um saboroso café da manhã sem lactose.

Receitas de café da manhã sem lactose

– Panqueca de aveia e maçã

Ingredientes:

1 xícara de chá de aveia em flocos

1 xícara de chá de água fervente

2 colheres (sopa) de creme vegetal derretido

2 maçãs raladas sem casca

1 ovo

¾ xícara de chá de farinha de trigo

¼ xícara de chá de açúcar ou mel

¾ xícara de chá de leite vegetal – pode ser o de soja, amêndoas

½ xícara de chá de nozes ou amêndoas grosseiramente picadas

1 pitada de sal

1 colher de chá de canela

Creme vegetal adicional para untar a frigideira

Mel ou maple syrup para servir (opcional).

Modo de Preparo:

Coloque a aveia em uma vasilha com a água fervente e deixe por 5 minutos. Acrescente o creme vegetal, as maçãs, o ovo, a farinha, o açúcar, o leite vegetal, as nozes e o sal. Misture muito bem para fazer o café da manhã sem lactose.

Pincele um pouco de creme vegetal em uma frigideira antiaderente pequena e despeje massa suficiente apenas para cobrir o fundo. Quando a parte de baixo dourar, vire com cuidado para não quebrar. Se a sua frigideira é bem antiaderente, pode dispensar o uso do creme vegetal a cada panqueca. Rende cerca de 11 porções.

Sirva ainda quente, pura, com mel ou maple syrup – um xarope bastante popular em países como Canadá e Estados Unidos, que as pessoas consomem com waffles, torradas e panquecas. É uma opção saborosa e vai completar seu café da manhã sem lactose, sem você perceber a falta de nada.