Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar dores

Por Redação Doutíssima 16/11/2014

É comum que algumas pessoas sintam dores crônicas que, de tão frequentes, acabam sendo incorporadas à rotina e pouca importância se dá a elas. Mas seja qual for a origem do desconforto, há tratamentos simples e caseiros para aliviar dores, que vão além dos analgésicos que compramos na farmácia.

aliviar-dores

Chás e outros produtos naturais são muito eficazes para amenizar dores. Foto: Shutterstock

Como aliviar dores com produtos caseiros

Gelo e uma faca são opções para aliviar dores em caso de pancada, impedindo que se formem as manchas roxas e que a região fique inchada. A indicação é aplicar uma compressa de gelo na região da batida. Outra alternativa é usar uma faca para substituir o gelo. Use uma faca sem corte ou serra, e pressione-a levamente por cinco minutos contra o local.

Neste caso, a temperatura do gelo e da faca é fundamental para fazer com que essa dica funcione. Diante de uma batida, há um sangramento embaixo da pele, o que causa o conhecido “galo”. O frio gera uma vasoconstrição e impede o sangue de se acumular na área afetada.

Confira 6 remédios caseiros para aliviar dores

Alecrim

Dilua, em uma xícara de azeite de oliva, uma colher das de café de essência de alecrim. Misture bem. Aplique esta solução nas regiões afetadas.

Erva baleeira

Esta planta pode ser usada nas ocorrências de casos de contusões ou inflamações para aliviar dores. É só você preparar uma infusão com uma xícara de água e uma colher das de sopa de folhas de erva-baleeira. Tape e deixe que fique abafado por três minutos. Tome uma xícara três vezes por dia ou faça compressas na região afetada.

Assa-peixe

Esta é especialmente para aliviar dores musculares. Você deverá fazer uma infusão com 150 ml de água e uma colher de sopa de folhas de assa-peixe. Deixe descansando e abafado por cinco minutos. Faça compressas.

Manjerona

Para aliviar dores  causadas pela artrite e reumatismo em geral, use três folhas frescas de manjerona e deixe que permaneçam abafadas por cinco minutos. Coe e tome uma xícara desta solução a cada seis horas.

Mel

Esta indicação é para aliviar dores na garganta. Muito saboroso, o mel pode ser consumido sozinho ou como parte de algum outro preparo, como um chá de limão e gengibre. O mel tem respaldo científico, sendo tão eficaz quanto os xaropes industrializados, de laboratórios conhecidos.

Óleo de cravo

Usado especialmente para tratar dores de dente, este óleo é uma rica fonte de eugenol, um bactericida natural. Na maioria das vezes, usa-se cinco gotas em um uma colher de chá de azeite de oliva. Aplique, com o auxílio de um algodão, que deve estar umedecido com o líquido.