Remédios Caseiros

Aprenda remédios caseiros para desobstruir o nariz entupido

Por Redação Doutíssima 16/10/2014

Seja devido a uma alergia, resfriado ou gripe, lidar com o congestionamento nasal é sempre angustiante. Normalmente, acredita-se que ficamos com o nariz entupido pelo excesso de muco em nossas vias nasais, mas especialistas explicam que o nariz tem uma vasta rede de vasos sanguíneos, com válvulas que se abrem e fecham. Muitas vezes o nariz fica obstruído devido a uma inflamação desses vasos sanguíneos, que dificulta a respiração.

 

Existes muitos medicamentos descongestionantes que podem ajudar a tratar a congestão e dor de cabeça causada pelo nariz entupido, mas muitos remédios caseiros e simples podem oferecer alívio natural. Experimente estas dicas para começar a respirar melhor.

 

nariz-entupido

As vias nasais ficam obstruídas por inflamações nos vasos sanguíneos. Foto: iStock, Getty Images

Como aliviar o nariz entupido com métodos naturais

 

Alho

 

O alho é um dos melhores remédios caseiros para reduzir a congestão nasal. Suas propriedades antivirais e antifúngicas ajudam a combater a infecção que causa o congestionamento respiratório. Para isso, ferva dois a três dentes de alho em uma xícara de água. Você também pode misturar meia colher de chá de açafrão em pó. Beba a mistura diariamente até que os sintomas melhorem. Comer alho fresco também pode ajudar a aliviar o nariz entupido e o desconforto causado por essa condição.

 

Inalação de vapor

 

A terapia inalatória é outra dica caseira para o alívio imediato do nariz entupido. Esta técnica funciona como um expectorante natural, para limpar o congestionamento, e também lubrifica o trato respiratório irritado. Você pode fazer a inalação duas a quatro vezes por dia, simplesmente colocando água para ferver e inalando o vapor. É uma boa ideia adicionar algumas gotas de óleo essencial de hortelã. A inalação do vapor geralmente não é recomendada para crianças pequenas, devido ao risco de queimaduras. Além disso, pode não ser adequado para as mulheres grávidas e pessoas que sofrem de pressão arterial alta, doença cardíaca ou distúrbios do sistema nervoso central.

 

Irrigação nasal

 

A irrigação nasal com solução salina também pode ser utilizada para tratar um nariz entupido. Misture uma colher de chá de sal em dois copos de água morna. Use esta solução para a irrigar a narina, usando um conta gotas. Repita o procedimento uma ou duas vezes por dia, até desobstruir as vias nasais. Certifique-se de usar água previamente fervida para a irrigação nasal e lavar o conta gotas após cada utilização.

 

Pimenta preta

Nariz entupido

Pimenta preta é um dos ingredientes que podem ajudar a desobstruir o nariz. Foto: iStock, Getty Images

 

A pimenta preta pode ser altamente benéfica para aliviar a congestão nasal. Ela vai induzir espirros e assim livrar os seios paranasais do muco. Pegue um pouco de pimenta preta na palma da mão e adicione três gotas de óleo de gergelim. Mergulhe o dedo na mistura e aplique debaixo do seu nariz. Respire o aroma forte. Não segure o espirro e repita o método quantas vezes achar necessário.

 

Suco de tomate

 

Os tomates são ricos em vitamina C, que irá fortalecer o seu sistema imunológico, e também funcionam para abrir as fossas nasais, remover o muco e reduzir a inflamação nos vasos. Tome um copo de suco de tomate e adicione uma colher de sopa de alho picado e uma colher de sopa de suco de limão. Misture bem os ingredientes e ferva em uma panela no fogão ou um recipiente no microondas por alguns minutos. Beba este suco de tomate quente, para alívio rápido, pelo menos duas vezes por dia.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!