Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para reduzir o ronco

Por Redação Doutíssima 11/11/2014

Tratamentos que visam reduzir o ronco não são mero capricho. Isso porque ele pode ser sintoma da apneia, uma parada respiratória que acontece durante o sono. Além disso, o ronco ainda pode prejudicar o sono de quem compartilha a cama com você. Por isso, não deixe de tratar esse problema.

reduzir-o-ronco

Algumas receitas caseiras e naturais podem ajudar a diminuir o seu ronco. Foto: iStock, Getty Images

Por que é preciso reduzir o ronco?

O ronco é causado pelo relaxamento dos músculos céu da boca, língua e garganta. Os tecidos da garganta podem ficar tão relaxados que bloqueiam parcialmente as vias respiratórias e vibram com o ar.

Ele não é, portanto, apenas um incômodo auditivo, já que 75% das pessoas que roncam têm apneia obstrutiva do sono – quando a respiração é interrompida durante o sono por curtos períodos, o que aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas.

Uma série de fatores contribuem para o ronco, da anatomia da boca ao consumo de álcool, assim como o excesso de peso. Mas existem maneiras naturais e caseiras para reduzir o ronco e salvar o seu casamento e o seu coração. Veja quais as mudanças em seu estilo de vida e quais os remédios caseiros para reduzir o ronco que você pode começar a usar já.

Como reduzir o ronco com medidas caseiras

Mude sua posição de dormir

O ronco geralmente só pode acontecer quando você deita de costas e aumenta a resistência das vias aéreas. Se você ronca, começar a dormir de lado normalmente pode ajudar com este problema. Algumas pessoas usam uma bola de tênis presa em suas costas para ajudar a evitar dormir de costas.

Já para outras, levantar a cabeça da cama de 10 a 15 centímetros também ajuda. Eventualmente, o ronco pode tornar-se presente durante toda a noite e em todas as posições. Então, é hora de analisar o seu estilo de vida.

Solução nasal

Nem sempre a apneia do sono é causada pela posição na qual a pessoa dorme. Às vezes pode ser devido a uma congestão nasal. Algumas alergias ou infecções podem causar inchaço no revestimento interno do nariz, que, por sua vez, cria o som do ressonar. Quando você usa um spray de soro fisiológico, reduz a inflamação no interior do nariz e assim é possível reduzir o ronco.

Você pode encontrar esta solução em qualquer farmácia ou fazer em casa, usando sal, água e um frasco de spray ou um frasco com conta-gotas. Para fazer esta solução, basta adicionar o sal à água e agitar bem, para fazer o sal se dissolver completamente na água.

Agora é só armazenar essa água salina no frasco. Todos os dias, na hora de dormir, coloque duas a três gotas desta água salina caseira em cada uma de suas narinas. Use a água salina apenas por 5 dias.

Chá de hortelã

O chá de hortelã também pode te ajudar a reduzir o ronco. A hortelã contém mentol, que reduz a mucosa dos pulmões e também reduz a inflamação das vias aéreas. Tome uma xícara de chá de hortelã antes de dormir todos os dias. As vitaminas, minerais e antioxidantes presentes na planta podem te proporcionar benefícios adicionais.

Use cerca de 10 folhas de hortelã, uma xícara de água quente e uma colher de mel. Coloque as folhas de hortelã na água, deixe em infusão de cinco a 10 minutos e adicione o mel. Depois, coloque a xícara de chá de hortelã perto do seu nariz e inale o vapor mentolado saindo da xícara de chá quente. Agora é só saborear o chá de hortelã.