Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para equilibrar os hormônios

Por Redação Doutíssima 11/11/2014

Os desequilíbrios hormonais podem ocorrer em homens e mulheres em qualquer fase da vida. Enquanto algumas crianças podem apresentar alguns distúrbios no momento do nascimento, outros podem acabar desenvolvendo bem mais tarde. Há muitos hormônios que desempenham um papel fundamental em muitos processos e funções corporais.

hormônios

Você pode equilibrar os seus hormônios com remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

O que causa o desequilíbrio nos hormônios

Existem diversos fatores que podem prejudicar os níveis normais de hormônios, os mais comuns são a obesidade, o sedentarismo, o estresse e a exposição a produtos químicos, que podem causar infertilidade, ganho de peso, depressão, baixa libido e até queda de cabelo.

Procurar equilibrar os hormônios, então, é fundamental para manter o nosso corpo funcionando corretamente. Veja alguns remédios caseiros que podem ajudar nisso.

Melhores remédios caseiros para equilibrar hormônios

Omega-3 ácidos graxos

O omega-3 tem um papel importante na produção hormonal, portanto, eles são altamente benéficos manter o seu equilíbrio. Ele pode ser particularmente benéfico para as mulheres, pois ajuda a reduzir as cólicas menstruais e sintomas da menopausa.

Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, as gorduras ricas em ômega-3 também têm um efeito profundo em sua saúde. Algumas boas fontes de ômega-3 são o salmão, sementes de linhaça, sementes de chia, nozes, grãos de soja, tofu, abóbora e óleo de oliva. Então, procure consumir estes alimentos para ter o equilíbrio hormonal.

Maca peruana

Este tubérculo pode que aumentar a produção normal de hormônios, ajuda a reverter o hipotireoidismo, aumenta a fertilidade e é benéfico para a libido. Além disso, é uma boa fonte de cálcio, potássio, magnésio, ferro, iodo, fósforo, zinco, proteínas, fibras e é bom para sua saúde geral e para a melhora da energia e vitalidade.

Você deve consumir ¼ de colher de chá de pó de raiz de maca em um copo de água, suco, chá de ervas ou iogurte. Ao consumir este remédio natural diariamente, pode ir aumentando gradualmente a quantidade de maca até 1 ou 2 colheres de chá ao longo de algumas semanas para conseguir equilibrar os hormônios.

Vitamina D

A vitamina D pode auxiliar algumas glândulas que produzem uma série de hormônios. Esta vitamina pode ajudar a aliviar os sintomas associados com baixos níveis de estrogênio, que afetam o seu peso e apetite. A deficiência dessa vitamina pode levar a uma liberação anormal do hormônio paratireoide.

Poucos minutos de exposição solar diária podem ser uma forma de fazer com que seu corpo produza a vitamina D para equilibrar os hormônios.Você também pode comer alimentos como peixes, óleo de fígado de bacalhau, leite e ovos, que são ricos em vitamina D. Outra opção é tomar suplementos de vitamina D. Para a dosagem adequada, consulte o seu médico.

Manjericão sagrado

Também conhecido como manjericão-santo, esta planta é um excelente remédio para obter equilíbrio hormonal, já que ajuda a diminuir e estabilizar os níveis de cortisol. Os altos níveis de cortisol podem afetar a glândula tireoide, ovários e pâncreas.

Além disso, o manjericão melhora a clareza mental e o humor. Basta comer um pouco de manjericão sagrado diariamente, por pelo menos alguns meses. Você também pode beber chá de manjericão, três vezes ao dia. Outra opção é usar esta erva em forma de suplemento, mas consulte o seu médico primeiro.