Remédios Caseiros

Veja 6 remédios caseiros para o cabelo grisalho

Por Redação Doutíssima 20/11/2014

Para alguns, pode acontecer ainda na juventude. Para outros, somente na terceira idade. O aparecimento dos fios brancos é determinado pela genética e, independentemente da idade, requerem cuidados especiais. Para manter o cabelo grisalho bem tratado, veja abaixo alguns tipos de máscaras que podem ser feitas com produtos que você tem em casa.

cabelo-grisalho

Receitas caseiras são eficientes para tratar e esconder os cabelos brancos. Foto: Shutterstock

Saiba mais sobre o cabelo grisalho

O surgimento dos fios brancos não depende da sua vontade, porém, o ritmo com que eles vão tomando conta é algo que você pode controlar. O hábito de fumar, por exemplo, acelera a chegada do cabelo grisalho, assim como uma má alimentação, doenças de tireoide, falta de vitamina B e situações de estresse.

A ausência da cor tem a ver com a melanina, pois em certo estágio da vida, o corpo para de produzir este pigmento. Pesquisas recentes mostram que já existem tratamentos definitivos, capazes de reverter o aparecimento dos fios. Porém, também é possível retardar esse surgimento, ou pelo menos disfarçar, com as seis receitas naturais abaixo.

Receitas caseiras para o cabelo grisalho

Chá de camomila

O chá de camomila escurece o cabelo grisalho. Despeje água fervente sobre a camomila e deixe de molho de 20 a 30 minutos. Coe o chá e use um pincel para passar o líquido no cabelo. Lave a cabeça uma hora após a aplicação.

Salva, alecrim e tomilho

Existem algumas plantas medicinais que têm a propriedade de cobrir o cabelo grisalho, como a salva, o alecrim e o tomilho. Aplicando uma infusão dessas ervas diariamente, os fios brancos vão se cobrindo naturalmente. Também é possível adicionar duas colheres desta infusão no shampoo que você utiliza habitualmente.

Óleo de amêndoas e sementes de gergelim

Uma mistura desses ingredientes pode ser aplicada ao couro cabeludo para ajudar a combater o cabelo grisalho. Para fazer essa mistura, combine quatro colheres de sopa de óleo de amêndoa com uma colher de chá de sementes de gergelim.

Misture tudo em um liquidificador ou processador de alimentos e bata por 10 a 15 segundos. Massageie o líquido sobre o couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos com uma toalha em volta de seu pescoço. Lave o cabelo com água morna e com seu shampoo normal. Este tratamento pode ser realizado três vezes por semana, para não irritar o couro cabeludo.

Gengibre

Esta é uma excelente mistura para acabar com cabelos brancos prematuros. Rale um gomo de gengibre, mescle com uma colher de mel e passe no cabelo seco. Massageie e deixe alguns minutos, todos os dias.

Óleo de coco

Com esta receita, o cabelo também vai ficar mais claro e com maior brilho. Misture partes iguais de suco de limão espremido na hora e óleo de coco. Massageie o couro cabeludo por alguns instantes e deixe agir por 10 minutos. Lave normalmente e repita a máscara pelo menos uma vez por semana.

Manteiga

Esta receita é muito simples e eficaz para evitar o cabelo grisalho. Basta massagear a manteiga pura no couro cabeludo, duas vezes por semana. O produto deve permanecer no seu couro cabeludo por algumas horas, então o mais indicado é aplicar à noite e lavar o cabelo no dia seguinte.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!