Fitness > Guia da Corrida > Slider Home

Criar um plano de corrida pode ajudar você a perder peso

Por Redação Fortíssima 08/04/2016

Se você quer perder peso, não é só da alimentação que deve cuidar. Praticar exercícios físicos também é fundamental. Se você não é dó tipo que gosta de academias, uma boa alternativa é correr. Antes de começar, porém, vale a pena criar um plano de corrida personalizado.

plano de corrida

Um plano de corrida monitorado melhora o seu desempenho. Foto: iStock, Getty Images

Correr emagrece?

Correr é um esporte popular e uma forma fantástica de exercício, capaz de oferecer inúmeros benefícios. Eles vão desde a melhora da saúde cardiovascular, passam pela perda de peso e atuam até mesmo no alívio do estresse. Uma das vantagens mais óbvias da sua rotina de treino é o número de calorias que você vai queimar.

A estimativa é de que seja possível eliminar entre 600 e 1.300 calorias por hora de corrida nos ritmos lento e médio, dependendo do seu peso. O bônus é que a eliminação de calorias seja mesmo quando você para.

Isso ocorre quando você se exercita em uma intensidade mais rápida que ritmo fácil e um pouco mais lenta do que o ritmo de maratona. Além disso, correr é capaz de aumentar a resistência, fortalecer o coração e até mesmo gerir doenças crônicas, como hipertensão arterial e colesterol.

Você pode também reduzir o estresse – causa comum de uma série de problemas de saúde e humor, que também diminui o apetite e a qualidade do sono. Quando você corre, força o corpo e descarrega o excesso de energia e hormônios. É possível ainda reduzir as chances de desenvolver dores de cabeça tensionais.

Não bastasse tudo isso, pesquisadores da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, indicam que corredores têm menos deficiências e permanecem ativos por mais tempo que seus colegas sedentários. Há uma melhora também na longevidade.

plano de corrida

Plano de corrida para emagrecer

Quem deseja começar a correr deve lembrar que não se deve forçar muito no início. É indicado correr em um ritmo que você sinta um desafio, mas que ainda seja confortável. A partir daí, comece a praticar três dias por semana, durante dez a 15 minutos. A cada semana, adicione sete minutos até chegar a um exercício de 30 a 45 minutos.

Além disso, na quarta semana você pode adicionar mais um dia de exercício. Mantenha o treino de quatro dias por semana, com duração de 30 a 45 minutos. Se você quiser, é possível incrementá-lo para um ritmo mais elevado.

Caso sinta dificuldades no início, é possível intercalar caminhada e corrida. Por exemplo, caminhe quatro minutos e corra um – e assim sucessivamente. Como se trata de um exercício de alto impacto e que exige bastante do corpo, é recomendável consultar um médico antes de iniciá-lo.

E aí, já colocou em prática o seu plano de corrida? Conte para a gente! Aproveite  ainda o Fórum de Discussão Doutíssima para compartilhar suas experiência! Clique aqui para se cadastrar!