Clínica Geral > Uncategorized

Casos de choque anafilático exigem socorro imediato

Por Redação Doutíssima 05/12/2014

O choque anafilático é o mais grave dos processos alérgicos. Sendo considerado o mais alto grau de alergia pela medicina, ele requer um tratamento rápido e eficiente, pois pode levar à morte em muito pouco tempo. Essa crise alérgica acontece quando a pessoa entra em contato com alguma substância que o próprio organismo não aceita.

 

Dessa forma, os vasos sanguíneos se dilatam, liberando uma série de substâncias. Entre elas, está a histamina, que causa a vasodilatação, aumentando o calibre dos vasos pelos quais o sangue percorre.

choque-anafilático

Demora no atendimento pode levar à morte. Foto:iStock, Getty Images

Os líquidos que extravasam nesse processo alérgico causam inchaço, fazendo com que os tecidos do corpo parem de ser oxigenados, e a glote se feche impossibilitando a passagem do ar. É assim que o coração fica sobrecarregado, já que não consegue controlar suas funções, e para.

 

Choque anafilático é resposta imediata

 

Alergias são comuns para todo mundo. Algumas pessoas não podem comer certos tipos de alimentos, outras não podem ser medicadas por alguns remédios específicos devido a seus componentes. Também existem reações alérgicas a roupas de tecidos como látex ou poliéster.

 

A maioria dessas alergias é facilmente controlada ao se manter distância do produto que as causam ou tomando alguma medicação recomendada por um médico.

 

No entanto, a reação alérgica, quando em forma de choque anafilático, é uma resposta imediata do organismo às substâncias que ele vê como inimigas. A pressão cai rapidamente e pode causar óbito quase instantâneo.

 

Sintomas do choque anafilático

 

A hipersensibilidade que causa o choque anafilático começa a ser percebida logo que a reação alérgica começa a fazer efeito. Os primeiros sintomas aparecem através de coceira, vermelhidão no corpo, sudorese, pele fria, pulsação rápida, inchaço nos lábios, nas pálpebras e na glote.

 

Tonturas, vômito, sensação de sufocamento, dor abdominal, chiados, visão turva e falta de ar também são comuns. É fundamental se dirigir imediatamente ao pronto-socorro no caso de qualquer um desses sintomas. Somente a ação rápida pode evitar maiores complicações.

 

Quando chegar ao hospital apresentando os sintomas do choque anafilático, imediatamente o paciente recebe substâncias injetadas para reverter a vasodilatação, recuperando a pressão normal e oxigenando novamente os tecidos.

 

Também é recorrente colocar a pessoa sob máscara de oxigênio e a injeção de adrenalina intravenosa. Os métodos para controlar essa grave reação alérgica dependem da substância com a qual a pessoa entrou em contato para desencadear a alergia.

 

Enquanto o socorro não vem

 

Caso a pessoa seja alérgica a alguma picada de inseto, pode-se fazer também a retirada do ferrão e aplicação de uma pedra de gelo no local enquanto espera-se o socorro. Quando for atacado por um animal venenoso, também pode-se amarrar com força um tecido limpo um pouco acima da mordida, a fim de que o veneno não seja espalhado.

 

Algumas pessoas, quando cientes das reações alérgicas, se previnem carregando algum medicamento a ser administrado na hora.

 

O choque anafilático pode acontecer com qualquer pessoa. Recomenda-se sempre conhecer suas próprias alergias e evitar entrar em contato com elas. Quando, acidentalmente, houver a hipersensibilidade, o socorro imediato é necessário, por isso chame a ambulância e preste atenção aos sintomas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!