Remédios Caseiros

Veja as melhores frutas para se fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 12/11/2014

A natureza nos proporciona a cura de muitas doenças através de frutas, verduras e ervas. Com elas, é possível fazer remédios caseiros com vários benefícios – desde melhorar a saúde e aspecto da pele até prevenir doenças graves como o câncer. Algumas frutas da época podem ser grandes aliadas na busca da saúde do corpo e para combater várias doenças crônicas.

fazer-remedios-caseiros

As frutas colaboram em inúmeras funções do corpo humano. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens de fazer remédios caseiros com frutas

Além de ser uma forma gostosa de beneficiar o corpo, fazer remédios caseiros com frutas da época pode ser muito mais barato e fácil do que usar medicamentos tradicionais. Além disso, elas não possuem contraindicação e efeito colateral algum, e além disso deixam o corpo muito bem nutrido. Veja quais são as melhores frutas da época que você pode usar para fazer remédios caseiros.

Veja as melhores frutas para fazer remédios caseiros

Maçã

Uma maçã por dia pode, de fato, manter as consultas médicas cada vez mais esporádicas, especialmente a do cardiologista. O benefício para o coração pode decorrer da pectina das maçãs (um tipo de fibra) e polifenóis (um grupo de antioxidantes).

As maçãs também protegem contra a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), possivelmente devido ao seu alto nível de flavonoides antioxidantes. Por isso, se você quer fazer remédios caseiros para combater estas doenças, a maçã pode ser a sua grande aliada.

Tangerina

Esta fruta possui um flavonoide que pode proteger o corpo contra diversas doenças, como a síndrome metabólica, a doença arterial coronariana, o acidente vascular cerebral e a diabetes tipo 2. Além disso, alguns estudos em animais descobriram que o composto previne a arteriosclerose e o endurecimento das artérias – condições que, como todos sabem, podem levar a um ataque cardíaco ou a um derrame.

As tangerinas também podem ajudar a combater o câncer, se você comer a sua casca. Por isso, abuse das raspas de tangerina em seu chá ou polvilhadas sobre uma salada para um toque cítrico.

Morango

Se você quer fazer remédios caseiros para a pele ou quer alguns métodos naturais para proteger o seu corpo de inúmeras doenças, o morango pode ser a solução. Os morangos diminuem o risco de câncer de esôfago, coagulação do sangue, de um elevado teor de gordura e de doença cardiovascular, além de neutralizarem os efeitos inflamatórios.

Além disso, os morangos podem deixar os seus dentes mais brancos e a sua pele mais bonita, quando usada uma máscara feita com esta fruta.

Uvas

Comer uvas, especialmente as vermelhas, pode reduzir inflamações, que contribuem para uma variedade de problemas de saúde, incluindo diabetes tipo 2, endurecimento das artérias e pressão arterial elevada. Os frutos podem combater a inflamação de várias maneiras, já que atuam como um antioxidante, reduzindo o stress celular e bloqueando compostos pró-inflamatórios chamadas citoquinas.

Uvas também contêm um composto que, em grandes doses, fortalece a saúde do coração e prevenção de câncer no pulmão e na mama. Por isso, inclua uvas sempre em sua alimentação, principalmente nas primeiras horas do dia. Essas são as melhores formas de fazer remédios caseiros eficientes para a sua saúde.