Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para tratar a candidíase

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

A candidíase é uma doença caracterizada por infecções causadas pelo fungo Candida albicans. Ele está, na verdade, sempre presente no nosso organismo. O que acontece é que, quando nosso sistema imunológico está enfraquecido, ele pode se proliferar fora de controle e causar os sintomas da doença. Felizmente, há uma série de remédios caseiros que podem tratar essa condição.

candidíase

Candidíase é causada por uma proliferação fora de controle de fungos. Foto: iStock, Getty Images

Sintomas da candidíase

São as mulheres as mais atingidas pela candidíase. Acredita-se que três em cada quatro já sofreu algum tipo de infecção por fungos ao menos uma vez na vida. Elas acontecem, geralmente, em áreas como a vagina, seios, parte inferior do abdômen e cavidade oral, onde as condições de calor e umidade são propícias para os fungos.

Gravidez, estresse, diabetes, uso de contraceptivos orais, esteroides e antibióticos são algumas situações que tornam mais provável para uma mulher contrair a candidíase. A doença ainda está relacionada com a diminuição dos níveis de estrogênio, que afina as paredes vaginais – por isso, quem está na menopausa pode integrar outro grupo de risco.

Alguns sinais da candidíase são coceira, vermelhidão, ardor ou inchaço ao redor da área afetada. Se é uma infecção vaginal, haverá dor ou desconforto na vagina durante a relação sexual, sensação de queimação ao urinar e corrimento vaginal sem cheiro.

Remédios caseiros para tratar a candidíase

Alho

O alho é um alimento bastante utilizado como antifúngico. É também um antibiótico e antibacteriano natural. Moer alguns dentes de alho e aplicar a pasta sobre a área da pele infectada é a melhor forma de usar este método.

Mas se você não tem alho fresco em casa, pode tentar diluir o óleo de alho, juntamente com algumas gotas de óleo de coco e óleo de vitamina E, e aplicar na área afetada da pele. Além disso, recomenda-se mastigar alguns dentes de alho fresco todos os dias.

Iogurte

O iogurte é um alimento que possui a bactéria Lactobacillus acidophilus, que pode controlar e lidar com o crescimento infeccioso em seu corpo. Aplique iogurte natural externamente sobre a área afetada e deixe por uma hora. Isso pode ajudar a aliviar a coceira também.

No caso da candidíase vaginal, mergulhe um algodão no iogurte e coloque na vagina, deixando ali por cerca de duas horas. Repita isso duas vezes por dia. Vale também incluir iogurte em sua dieta diária.

Óleo de orégano

Outro remédio eficaz e poderoso para a infecção por fungos é o óleo de orégano. Ele é um antifúngico que ajuda a impulsionar o seu sistema imunológico. O óleo de orégano pode ser utilizado de duas maneiras para o tratamento da candidíase.

Na primeira, aplique o óleo diretamente na área da pele infectada – mas tome o cuidado de diluir ele com azeite antes da aplicação, para não irritar a pele. Na segunda, consuma por via oral.

Violeta genciana

A violeta genciana pode ser encontrada em qualquer farmácia. Use uma bola de algodão e coloque um pouco de violeta genciana. Depois, coloque nas paredes da vagina e deixe por algum tempo. Repita este método diariamente até que os sintomas tenham desaparecido.