Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para acabar com a fraqueza corporal

Por Redação Doutíssima 21/11/2014

Se percebe que seu corpo está exigindo uma força física além do normal para uma simples atividade diária que, em outros tempos, era fácil, esse é um sinal claro de que você está sofrendo de fraqueza corporal. A fraqueza pode te deixar sem energia, com sonolência ou cansaço, e a melhor maneira de combatê-la é com métodos caseiros e naturais.

fraqueza-corporal

A fraqueza corporal pode ser combatida com remédios caseiros e naturais. Foto: Shutterstock

Saiba mais sobre a fraqueza corporal

Outros sintomas incluem sudorese excessiva, perda de apetite, dificuldade de concentração e dificuldade para dormir. Você pode se sentir fraco devido à falta de nutrientes essenciais, a não dormir o suficiente, a um sistema imunológico fraco, a beber em excesso, a pular refeições, ao estresse emocional, ou ao excesso de trabalho físico.

Muitas vezes, a fraqueza corporal é acompanhada por outros sintomas, como a baixa libido. A longa lista de condições médicas também podem contribuir para a fraqueza, incluindo gripe, obesidade, alergias, infecções, anemia, hipotireoidismo, doenças cardíacas, câncer, diabetes e AIDS.

Às vezes, a melhor opção para combater a fraqueza corporal é mudar o seu estilo de vida e buscar formas mais saudáveis de comer, beber e praticar exercícios físicos. Alguns suplementos também podem ajudar.

Outra solução pode ser ainda mais simples: o sono. É claro que, se a fraqueza corporal já é algo constante em sua vida há algum tempo, você deve procurar um médico para excluir quaisquer condições que podem causar fadiga. Existem, no entanto, alguns remédios caseiros que podem combater os sintomas da fraqueza corporal.

Remédios caseiros para combater a fraqueza corporal

Banana

A banana é uma boa fonte de açúcares naturais, como sacarose, frutose e glicose, que podem lhe dar energia rápida e substancial. Além disso, a banana tem potássio, um mineral que o seu corpo precisa para converter o açúcar em energia.

A fibra da banana também ajuda a manter o nível de glicose no sangue. Sempre que você se sentir com fraqueza corporal, coma duas bananas ou faça uma vitamina com um pouco de leite. Para ajudar a fortalecer o corpo, coma uma banana madura com uma colher de mel duas vezes ao dia.

Ginseng

Conhecido por séculos como um poderoso antioxidante e um ótimo remédio para a memória, o ginseng dá mais energia sempre que você se sentir com fraqueza corporal. A natureza desta erva tem um efeito imediato sobre seus nervos.

Corte uma raiz de ginseng em fatias finas e cozinhe em três xícaras de água por 15 minutos em fogo baixo. Coe a solução, adicione um pouco de mel e deixe esfriar. Beba três xícaras de chá de ginseng por dia, conforme necessário.

Magnésio

Tente consumir 400 miligramas de magnésio por dia. Este mineral está envolvido em centenas de reações químicas no corpo e desempenha um papel na mudança da proteína, gordura e carboidratos em fontes de energia. Uma ligeira deficiência pode ser a causa da fraqueza em algumas pessoas.

Por isso, inclua em sua alimentação sementes de abóbora, amêndoas, avelã, espinafre, beterraba, entre outros alimentos ricos deste mineral.

Café

A cafeína presente no café pode te dar energia rápida, Não há nenhum mal em beber café, desde que seja com moderação. Além de fazer você se sentir com mais energia, ele pode melhorar sua taxa de metabolismo, aumentar a resistência, melhorar o foco e reduzir a dor. Não beba mais do que duas xícaras de café por dia. Mais do que isso pode aumentar o risco de ansiedade e insônia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!