Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do chá de quebra-pedra

Por Redação Doutíssima 13/12/2014

Feito a partir de uma planta tipicamente brasileira, o chá de quebra-pedra é um remédio caseiro que auxilia no tratamento de muitos problemas de saúde. Ele é usado principalmente para doenças do trato urinário, incluindo infecções, dor e inchaço, além de secreção da uretra ou da vagina.

quebra-pedra

Além de ajudar a “quebrar” as pedras nos rins, planta tem outros benefícios. Foto: iStock, Getty Images

A planta também é utilizada para tratar distúrbios do trato digestivo, incluindo gases, perda de apetite, dor de estômago e infecções intestinais. Além disso, o nome da planta é inspirado em um dos seus mais famosos benefícios – ela ajudar a “quebrar” pedras nos rins.

Saiba mais sobre o chá de quebra-pedra

Este chá é uma rica fonte de fitoquímicos, que são compostos por antioxidantes potentes encontrados em plantas, que ajudam a combater e prevenir a doença em humanos. Devido à atividade antioxidante de fitoquímicos, as folhas da quebra-pedra previnem os danos dos radicais livres ao organismo.

 

Os povos indígenas da Amazônia têm uma longa história com o uso do chá de quebra-pedra para vários problemas de saúde, incluindo pedras nos rins, icterícia, diabetes e malária. Veja quais são todos os benefícios dessa planta, muito comum no Brasil, e que você é capaz de encontrar até mesmo no quintal de sua casa.

Principais benefícios do chá de quebra-pedra

Reduz a pressão arterial elevada

 

A pressão arterial elevada aumenta suas chances de ter problemas de coração, como acidentes vasculares cerebrais. Com isso, a quebra-pedra possui um fitoquímico que inibe a enzima conversora de angiotensina, que aumenta a pressão arterial.

 

Ajuda com icterícias

 

A icterícia é uma coloração amarelada da pele, causada pelo excesso de bilirrubina no sangue. Isso geralmente é causado por um algum problema no fígado.

 

Alivia dores

 

O fitoquímico no chá de quebra-pedra tem a capacidade de reduzir a pressão arterial e tem feito analgésico. Estudos relatam que este remédio natural pode ser sete vezes mais potente que um analgésico como a aspirina ou o paracetamol.

 

Previne e dissolve pedras nos rins e cálculos biliares

 

Este é talvez o maior benefício do chá de quebra-pedra e é de onde surgiu o seu nome.

 

Limpa e protege o fígado

 

Uma pesquisa clínica mostrou que o chá de quebra-pedra tem capacidade de proteger esse órgão, e contribui no tratamento de uma infecção por hepatite B, que é a principal causa do câncer do fígado no mundo.

 

Protege contra infecções

 

A planta também é usada para combater infecções bacterianas e virais e, por isso, acredita-se que ela pode ajudar em muitas condições relacionadas a essas causas, desde as mais simples as mais complicadas.

 

Precauções

 

A planta é vendida em forma concentrada como extrato, cápsulas e comprimidos, assim como em sua forma natural, para ser consumida como um chá. Não há sinais de toxicidade na planta, porém ela pode interagir com certos medicamentos, como diuréticos, diabéticos e para hipertensão.

 

Como o chá de quebra-pedra possui propriedades de estimulação uterina, é contraindicado para mulheres grávidas. Tal como acontece com qualquer produto à base de plantas, você deve conversar com seu médico antes de tomá-lo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!