Remédios Caseiros

Aprenda a fazer em casa remédios para tratar infecção urinária

Por Redação Doutíssima 10/11/2014

A infecção urinária é um problema que acontece quando alguma parte do sistema urinário – rins, bexiga, uretra ou ureteres, por exemplo – é contaminada por bactérias que não são expelidas pelo trato urinário. Para acabar com o problema recomenda-se consultar um médico, mas há remédios caseiros que podem aliviar os sintomas.

infecção-urinária

Busque alternativas caseiras para amenizar o desconforto da infecção. Foto: iStock, Getty Images

Tratando a infecção urinária com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um item extremamente versátil e de grande importância para a nossa saúde. Ele pode ser usado nos primeiros sintomas de infecção urinária, para evitar a propagação da infecção.

Para isso, misture uma colher das de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água e beba uma ou duas vezes por dia. O bicarbonato age aumentando o equilíbrio ácido-base da urina ácida, o que vai proporcionar um grande alívio da dor.

Assim, ao neutralizar a acidez na urina, o bicarbonato é um importante agente na aceleração da recuperação. Recomenda-se a ingestão desta mistura também como forma de prevenção à infecção urinária.

Métodos caseiros para tratar a infecção urinária

Além do bicarbonato de sódio, alguns alimentos e bebidas também ajudam a acelerar a recuperação. Veja alguns abaixo.

Mirtilos

Com propriedades que inibem as bactérias causadoras da infecção na bexiga, os mirtilos são poderosos aliados no tratamento. Adicione alguns mirtilos frescos ao cereal de sua preferência durante o café da manhã e também à noite, para acelerar os resultados.

O sistema imunológico fica fortalecido com os mirtilos, que têm grande poder antioxidante. Também é evitada a proliferação de bactérias, as grandes vilãs causadoras de infecções. Inclua o suco de mirtilo em sua dieta, independentemente de ter ou não a infecção, como maneira de prevenir a ocorrência..

Suco de cerejas

Ainda no campo da prevenção à infecção urinária, aprenda a tomar, regularmente, suco de cereja. Meio copo deste suco por dia já fortalecerá sua barreira contra as bactérias. Se a infecção já está instalada, aumente a dose do suco para, no mínimo, três ou quatro copos diários.

São compostos como as proantocianidinas encontradas nas cerejas que bloqueiam as bactérias e as impedem de chegar até as paredes da uretra. O suco desta fruta também é, ao mesmo tempo, um antibiótico.

Abacaxi

A bromelina é uma enzima presente no abacaxi que tem propriedades anti-inflamatórias, capazes de reduzir os sintomas da infecção urinária. Uma xícara de abacaxi, por dia, já é suficiente para aliviar os sintomas. Caso você não goste do abacaxi cortado, pode optar pelo suco da fruta – meia unidade já basta. O abacaxi pode ser consumido concomitantemente ao antibiótico receitado pelo médico.

Água, o melhor remédio

A água ainda é o melhor remédio contra as infecções de trato urinário. Durante o quadro infeccioso, o paciente deve tomar, no mínimo, de oito a dez copos de água todos os dias.

A grande ingestão de água vai provocar mais vontade de urinar, e logo a urina vai ficar menos concentrada e as bactérias serão expulsas do sistema urinário. Também é importante que você tome sucos de frutas e vegetais, assim o corpo vai receber o máximo de vitaminas e minerais que precisa para se restabelecer.

Chás

Tradicionais no tratamento de várias doenças, os chás também podem ser armas eficazes contra a infecção no sistema urinário. Abaixo, três opções com ervas bastante conhecidas e fáceis de serem encontradas.

Carqueja: Ferva um litro de água e, depois da fervura, desligue o fogo e jogue as folhas de carqueja. Espere por dez minutos. Beba um copo de quatro em quatro horas.

Quebra-pedra: Ferva um litro de água, depois, desligue o fogo e acrescente duas colheres de quebra-pedra. Deixe descansar por cinco minutos. Depois de esfriar tome um copo também a cada quatro horas.