Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com cáscara sagrada

Por Redação Doutíssima 13/12/2014

A cáscara sagrada é uma planta medicinal bastante utilizada em todo o mundo, originária das florestas de coníferas do noroeste da América do Norte. O seu poder purgante a conferiu a reputação de laxante natural mais usado no mundo, e ainda o principal ingrediente de medicamentos fármacos feitos com essa finalidade.

cascara-sagrada

Cáscara sagrada é muito conhecida por seu potencial como laxante. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a cáscara sagrada

 

Os ingredientes ativos nesta planta muito famosa em todo o mundo são as antraquinonas, que agem irritando os intestinos para produzir contrações dos músculos da parede intestina.

 

Depois do consumo da cáscara sagrada, a maioria das pessoas nota os resultados no prazo de oito horas. Outro ingrediente da planta tem uma ação antileucemia em animais de laboratório, dando algum suporte ao uso tradicional da erva como um tratamento alternativo de câncer.

 

A cáscara sagrada é usada principalmente em sua forma seca para fins medicinais, porque casca fresca pode causar náuseas e vômitos. Ela deve secar por pelo menos um ano ou ser submetida a um tratamento térmico especial antes do uso.

 

A planta pode ser usada de diversas maneiras para tratar doenças, desde patologias intestinais e até a insônia. Veja quais são os melhores remédios caseiros com esse remédio maravilhoso para quem sofre com problemas intestinais.

 

Conheça os principais benefícios da cáscara sagrada

 

Alivia a constipação

 

A planta é utilizada principalmente para curar a constipação, fazendo a limpeza completa do cólon. É uma das melhores ervas para todo o sistema digestivo e começa a funcionar oito horas após consumi-la.

 

Para isso, faça um chá e consuma sempre que estiver com o intestino preso. Para fazer este chá, basta usar duas colheres de café de cáscara sagrada e 150 ml de água. Leve ao fogo até ferver, depois coe e beba a mistura. Mas lembre-se sempre que os efeitos podem começar a surgir em pouco tempo.

 

Trata distúrbios gástricos e cálculos biliares

 

A erva tem propriedades que melhoram a digestão e as funções gastrointestinais no corpo, limpando, assim, o sistema e mantendo os órgãos em boa forma. Os cálculos biliares podem também ser tratados e prevenidos facilmente com a planta.

 

A cáscara sagrada estimula a produtção de mais sucos digestivos, tornando mais fácil a digestão dos alimentos, o que impede a formação dos cálculos. Para isso, basta usar o seu extrato, com a dose indicada por um especialista em saúde.

 

Acaba com a insônia

 

A cáscara sagrada tem tido bons resultados em funções de relaxamento e auxiliando o sono profundo, naquelas pessoas que sofrem de insônia. Portanto, se você sofre com noites sem dormir, consuma o chá e durma como um bebê. Prepare a infusão e beba algumas horas antes de ir para a cama.

 

Ajuda combate ao câncer

 

A cáscara sagrada tem propriedades anticâncer e torna a quimioterapia mais eficaz. Rico em antioxidantes, a planta combate os radicais livres no corpo e afasta as células que causam câncer. Para isso, basta beber o chá regularmente, ou usar o medicamento em forma de suplemento.

 

Perder peso

 

Devido aos seus benefícios laxantes, a erva é utilizada em dietas de emagrecimento, e seu chá é usado para promover a perda de peso. Você até pode usá-la em sua dieta, mas faça isso esporadicamente, apenas para desintoxicar o organismo. Isso porque a cáscara sagrada é um laxante, e pode levar à desidratação e à deficiência de vitaminas e minerais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!