Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédio caseiro para vômitos

Por Redação Doutíssima 10/12/2014

Sabe quando comemos algum alimento e depois de alguns minutos sentimos que ele não nos caiu bem? É comum que, acompanhando essa sensação, venham os vômitos. Além do mal-estar estomacal, outras tantas situações têm a capacidade de provocá-los. Seja qual for a razão, há sempre um remédio caseiro para tratar ou prevenir o problema.

vomitos

É possível tratar a causa do vômito com remédios caseiros e naturais. Foto: iStock, Getty Images

 

Razões do vômito

 

O ato de vomitar é sempre um sintoma. No caso das crianças, é comum que o vômito ocorra a partir de uma infecção viral, intoxicação alimentar, alergia ao leite, enjoo, comer demais, tosse e doenças em que a criança tem uma febre alta. Quando os vômitos aparecem logo após a refeição, é possível que sejam causados por intoxicação alimentar, gastrite (inflamação do revestimento do estômago), úlcera ou bulimia.

 

Já quando passam de uma a oito horas após a refeição, ainda podem indicar algum tipo de intoxicação, mas dessa vez em decorrência de algumas bactérias de origem alimentar, como a salmonela, que levam mais tempo para produzir sintomas.

 

Se os vômitos vierem acompanhados de outros sintomas mais graves (como sangue no conteúdo expelido) e forem persistentes, você deve sempre buscar ajuda médica, atém mesmo para evitar a desidratação – principalmente no caso das crianças. Em casos mais brandos, é possível utilizar alguns remédios caseiros.

 

Confira os melhores remédios caseiros para vômitos

 

Gengibre

 

O gengibre é um remédio famoso para várias complicações do trato digestivo. Ele funciona como um anti-emético natural, por isso, experimente tomar um pouco de chá de gengibre com um pouco de açúcar ou comer alguns pedaços de raiz de gengibre ou gengibre em fatias com sal.

 

Misturar uma colher de chá de suco de gengibre e suco de limão e consumir várias vezes ao dia também é uma opção, assim como mastigar um pedaço de gengibre fresco com ou sem mel.

 

Água de arroz

 

A água de arroz ajuda a aliviar vômitos, especialmente quando eles são causados por uma gastrite. Para preparar este método caseiro, use sempre o arroz branco e não o integral, pois é ele rico em amido e mais fácil de digerir. Basta ferver uma xícara de arroz em um copo e meio de água, depois coar a solução e bebê-la.

 

Canela

 

A canela ajuda no tratamento de náuseas e no desconforto estomacal. Mas atenção: mulheres grávidas não devem usar este remédio, já que ele pode prejudicar a gestação. Em um copo de água fervida, adicione meia colher de chá de canela em pó ou um pau de canela e aguarde por alguns minutos. Coe a água e adicione uma colher de sopa de mel. Beba a solução duas a três vezes por dia.

 

Cravo-da-índia

 

O cravo-da-índia tem propriedades antissépticas e anestésicas, que ajudam na digestão e também aliviam e tratam algumas causas. Você pode mastigar esta especiaria ou fazer uma xícara de chá para tratar vômitos. Outra maneira de usar o cravo é misturar seu pó com mel e comer algumas vezes ao dia.

 

Hortelã

 

O chá de hortelã fornece alívio para os vômitos. Para prepará-lo, acrescente uma colher de sopa de folhas de hortelã secas em uma xícara de água fervente. Aguarde por meia hora, coe e seu chá está pronto. Mastigar as folhas de hortelã ou combinar o suco de limão com uma colher de chá de suco de hortelã são ótimas opções também.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!