Clínica Geral > Especialidades

Você sabia que dormir pouco pode aumentar risco de sofrer AVC?

Por Redação Doutíssima 04/06/2014

Estudos comprovam que dormir pouco pode aumentar o risco de sofrer AVC (Acidente Vascular Cerebral). Segundo os médicos, para reduzir o risco de sofrer AVC e tambémdiminuir outros problemas cardiovasculares, é necessário um tempo mínimo de sete horas.

Pessoas que sofrem de insônia e dormem menos de seis horas por noite acabam correndo maior risco de sofrer AVC. O risco de sofrer AVC pode aumentar quando a insônia se manifesta em pessoas com menos de 34 anos. Cientistas americanos descobriram que a insônia aumenta em 54% a internação hospitalar causada por derrame.

Pessoas que sofrem de insônia e dormem pouco correm maior risco de sofrer AVC. Foto: Shutterstock

Pessoas que sofrem de insônia e dormem pouco correm maior risco de sofrer AVC. Foto: Shutterstock

O que liga a insônia ao risco de sofrer AVC não é totalmente compreendido, mas a evidência mostra que a insônia pode alterar a saúde cardiovascular por meio de inflamação sistemática, intolerância à glicose, aumento da pressão arterial ou hiperatividade simpática.

Como evitar o risco de sofrer AVC

Para dormir bem e diminuir o risco de sofrer AVC é preciso ter um sono tranquilo, repondo as energias do corpo e descansando. Além de reduzir o risco de sofrer AVC, uma boa noite de sono também melhora o humor, é capaz de turbinar a memória e atua de forma a prevenir uma série de doenças. De acordo com alguns estudos médicos, dormir bem é um dos principais segredos para uma maior longevidade.

Para ter uma ótima noite de sono, o colchão não pode ser muito duro, nem muito macio, ou seja, ele deve se adaptar aos formatos e necessidades do corpo. O travesseiro também deve ser escolhido de acordo com o tamanho da pessoa e ele deve preencher o espaço entre o pescoço e o ombro.

Deixe os problemas e a ansiedade na hora de dormir, procure tomar um banho morno e relaxe antes de ir à cama. Se você tem grandes problemas de insônia, tomar um chá também pode ajudar, porém, é preciso escolher as ervas certas. Nada de tomar chá preto ou verde, ricos em cafeína, que é estimulante. Infusões de melissa e camomila induzem ao sono e ainda melhoram a sua qualidade de vida. Seguindo estas dicas você melhorar o sono e diminuir o risco de sofrer AVC.

A alimentação pode ajudar na hora de dormir

Segundo os nutricionistas, o triptofano é uma substância encontrada nos alimentos e que ajuda o nosso organismo a restabelecer o equilíbrio durante a noite.

Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção da serotonina, substância conhecida como o hormônio do bom humor, que tem poder sedativo e ajuda a induzir e melhorar o sono. Essa substância pode ser encontrada em carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, banana e leguminosas. A serotonina ainda regula o nosso relógio biológico.

Outra substância importante na hora de dormir é a insulina, pois, durante a noite, a taxa de açúcar no sangue tende a baixar. Quando o nível de glicose cai, a adrenalina é liberada como uma fonte secundária. Como o hormônio é estimulante, ele pode causar distúrbios do sono. A Vitamina B6 e o magnésio são outros dois nutrientes essenciais para que o organismo esteja em paz na hora de ir para a cama.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento