Especialidades

Gastroparesia: investigue as causas para tratar os sintomas

Por Redação Doutíssima 17/12/2014

Um dos efeitos colaterais pelo qual o corpo passa quando se tem diabetes tipo 2 é ter a sensação de estar sempre com o estômago cheio. Como se após as refeições este órgão não fosse capaz de seguir com a digestão e esvaziar. Essa sensação não é apenas um reflexo falso, mas sim um distúrbio chamado de gastroparesia.

 

Esta alteração não envolve o bloqueio do tubo digestivo. A gastroparesia, entretanto, acontece quando os nervos do estômago passam por uma lesão ou há interrupção de sinais elétricos capazes de guiar a digestão pelo nervo vago.

 

Este nervo é responsável pelo controle do movimento da comida ao longo de todo o trato digestivo, pelos músculos do estômago e do intestino, onde a digestão termina.

 

gastroparesia

Distúrbio que dá a sensação de “estômago cheio” pode ser prevenido. Foto: iSTock, Getty Images

 

Glicose alterada causa gastroparesia

 

Os médicos sabem que altos níveis de glicose no sangue do paciente com diabetes tipo 2 são capazes de provocar a lesão nos vasos sanguíneos que transportam nutrientes e oxigênio para os nervos. Por isso, acontece a lesão ou a interrupção dos sinais elétricos do cérebro.

 

Em 25% dos casos, a glicose alterada é a responsável pelo surgimento da gastroparesia, mas outras doenças, transtornos e condições também podem desenvolver o distúrbio, mesmo que os médicos ainda não entendam o por quê.

 

Entre elas estão a gravidez, a esclerose, a herpes, as miopatias, déficit de cálcio, potássio e magnésio, uremia, problemas na tireoide, anorexia nervosa, bulimia, entre outros.

 

A gastroparesia não representa risco de vida ao paciente, mas os sintomas, como acidez, náuseas, vômitos, hipoglicemia, inchaço abdominal, perda de peso rápida e sensação de estômago sempre cheio são desconfortáveis e prejudicam a qualidade de vida do paciente.

 

A notícia boa é que a gastroparesia é fácil de curar e não exige cirurgia. Alguns medicamentos ajudam na melhora da condição. Mas é o controle dos níveis de glicose no sangue que mais contribuem para a melhora. O tratamento envolve reeducação alimentar e prática de exercícios físicos regulares.

 

Em casos mais complexos, que são minoria, o médico pode sugerir a aplicação da toxina botulínica, o famoso botox, na saída do estômago. O botox aplicado no piloro ajuda a reduzir os espasmos deste orifício e contribuir para o controle da taxa de glicose no sangue.

 

Em raríssimas ocasiões, uma cirurgia para criar uma abertura entre o estômago e o intestino delgado é a indicação para solucionar o problema.

 

Como prevenir a gastroparesia

 

Cuidados com a alimentação ajudam a prevenir o surgimento da gastroparesia em pacientes diabéticos. Manter o controle nutricional contribui também para a prevenção de outras complicações decorrentes do diabetes. Veja algumas dicas de como conduzir sua alimentação:

 

– Faça pequenas refeições ao longo do dia

– Procure não ingerir comida de sal à noite

– Evite consumir refrigerante ou bebidas com gás

– Não consuma bebidas alcoólicas, elas contêm teor elevado de açúcar, o que provoca o descontrole da glicose

– Evite alimentos doces e frituras;

– Beba ao menos dois litros de água por dia, mas de forma espaçada.  

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!