Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com arruda

Por Redação Doutíssima 19/12/2014

Antigamente, a arruda era um amuleto contra o mau olhado, mas hoje em dia ela é mais conhecida pelas suas propriedades medicinais. A planta também é valorizada como uma erva culinária na cozinha grega e mediterrânea. Em termos de medicina, a planta é historicamente usada para tratar doenças inflamatórias, distúrbios menstruais, infecções parasitárias e febre.

 

Benefícios da arruda

 

Hoje, ela é mais comumente utilizada na homeopatia, para o tratamento de contusões, entorses, varizes e reumatismo. As suas folhas são úteis para repelir insetos como as traças. No jardim, pode ser plantada perto de plantas mais sensíveis e ser usada topicamente para matar piolhos e larvas de mosca. Mas atenção: se ingerida em quantidades excessivas, a arruda pode ser venenosa.

Todas as partes da planta contêm os seus princípios ativos, mas eles são encontrados principalmente nas folhas. Os princípios ativos mais relevantes da erva são: glicosídeos, flavonoides e alcaloides, entre muitos outros.

 

arruda

Arruda é uma erva com muitas propriedades benéficas à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Com isso, ela se torna uma ótima alternativa para a manutenção da saúde, já que tem efeito positivo em vários problemas de saúde. Veja quais são os melhores remédios caseiros usando a erva medicinal.

 

Remédios caseiros com arruda

 

Como uma erva medicinal, as suas folhas frescas são usadas em remédios caseiros. Mas se você não tiver em mãos, as folhas secas são um bom substituto, assim como como o seu óleo – que é usado em antiespasmódicos e é um ótimo remédio para a insônia.

A planta pode ser parte de sedativos e hipnóticos e atuar como um agente antiviral quando combinado com outras ervas. Aplicada ou esfregada sobre a pele, tem o efeito de aliviar dores reumáticas.

Além disso, é possível aplicar somente um pouco do líquido das folhas frescas para algumas condições, como é o caso do unheiro, onde basta preparar um chá e aplicá-lo com um pedaço de gaze sobre as unhas afetadas, duas vezes ao dia.

Para quem sofre de dor de ouvido, a dica é espremer as folhas de arruda novas e aplicar algumas gotas deste líquido no ouvido dolorido. Entretanto, se a dor for acompanhada de inflamação, basta usar uma colher de chá de azeite de oliva e uma folha da erva para esquentar, até ficar morno. Depois é só molhar um pedaço de algodão na mistura e aplicar no ouvido.

Outra forma de fazer da arruda um remédio caseiro, de forma super simples, é mastigar algumas folhas para combater dor de cabeça, tonturas e palpitações. Já no caso de dores nas articulações, basta aplicar algumas gotas de óleo essencial – mas lembre-se que ele jamais deve ser consumido via oral, já que, devido às altas concentrações de algumas substâncias, pode ter um efeito tóxico no organismo.

É sempre bom lembrar: arruda é potencialmente abortiva, por isso, deve ser evitada por mulheres grávidas. Outro cuidado importante quando for consumi-la como um remédio caseiro é jamais sair ao sol com ela na pele, pois isso pode causar queimaduras. O excesso do consumo desta planta medicinal também é capaz de causar alguns danos no fígado, e é por isso que deve ser consumida sempre com moderação.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!