Filhos

Saiba como funciona a fralda para piscina

Por Redação Doutíssima 21/12/2014

É consenso entre profissionais da saúde: a natação é um esporte que só traz benefícios. Assim como os adultos, as crianças também podem tirar proveito da prática. Aos seis meses já podem ser estimuladas. Para isso, uma boa dica é usar a fralda para piscina.

 

Pois nadar estimula a coordenação motora, o equilíbrio, otimiza a capacidade cardiorrespiratória, melhora o tônus muscular. Assim, mesmo nesta idade, não há motivos para não cair na água.

 

Fralda para piscina a partir do sexto mês

 

A partir do sexto mês de vida a criança já tem seu sistema imunológico mais fortalecido, portanto expô-lo à água tende a ser uma experiência positiva. Seja em uma escolinha de natação, no clube ou na praia, elas devem ser instigadas a brincar na água e, assim, aproveitar também para refrescarem-se nos dias quentes de verão.

 

fralda para piscina

Recurso dá segurança enquanto a criança pequena desfruta de momentos de lazer. Foto: iStock, Getty Images

 

Ao preparar a bolsa da piscina, a mamãe não pode esquecer do protetor solar, dos óculos e do chapéu. Nesta lista, a fralda para piscina deve ser item essencial, sobretudo para os pequenos que ainda não vão sozinhos ao banheiro.

 

Confeccionada especialmente para este tipo de situação, a fralda para piscina é uma garantia de proteção para mãe e para o bebê, já que evita vazamentos acidentais. É sempre bom lembrar que os ambientes com atrações aquáticas são, em geral, compartilhados.

 

Assim, a fralda para piscina configura-se como um recurso básico, de higiene, que toda mãe deve lançar mão à medida que é o único meio eficiente de impedir que cocô e o xixi se dissipem.

 

A fralda para piscina é fabricada de forma diferenciada: a camada externa é impermeável e as bordas e cintura elásticas justas evitam a entrada de água de fora para dentro, o que dificulta o encharcamento.

 

Diferentemente das fraldas normais, a fralda para piscina não fica volumosa e pesada. Seu material externo impenetrável permite que a criança tenha mais liberdade de movimento na água.

 

Por terem justamente seu ponto forte na camada exterior, as fraldas aquáticas tendem a absorver um pouco menos que as normais.

 

Não existe idade indicada para o uso destas fraldas especiais. Há, contudo, tamanhos que servem de orientação: P para a molecada de 7 a 12 quilos; M para os que pesam de 11 a 15 quilos; e G para os pequenos acima dos 15 quilos.

 

Tempo de troca da fralda para piscina

 

A troca da fralda para piscina varia conforme o tempo que a criança fica na água. Habitualmente, os bebês não despendem mais de 40 minutos de molho – mais do que isso nem é recomendável por conta do desgaste físico que pode ocorrer.

 

Se o pequeno demonstrar interesse em permanecer um pouquinho mais, realize a mudança da fralda, para não haver assaduras.

 

Importante mencionar que a fralda para piscina, como as demais, é descartável e não pode ser reutilizada.

 

Após os momentos no mar ou na piscina, sempre seque o bebê e deixe que sua pele respire por alguns minutos antes de pôr nova fralda. Nos casos em que a criança brinca no mar, a dica é, quando retirar a fralda especial para situações aquáticas, limpar a criança com água apenas, já que os lenços umedecidos podem provocar lesões em decorrência da areia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!