Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do chá de jurubeba

Por Redação Doutíssima 22/12/2014

Conhecido também como jurureba, jubebe, jupeba, juribeba, entre outros nomes, o chá de jurubeba é um conhecido remédio caseiro, que traz uma série de benefícios à nossa saúde. Seus componentes ativos foram documentados pela primeira vez na década de 60, por pesquisadores alemães, que descobriram que a planta continha bons índices de esteroides vegetais, saponinas, glicosídeos e alcaloides nas raízes, no caule e nas folhas.

 

Saiba mais sobre o chá de jurubeba

 

Os alcaloides são encontrados em abundância na raiz da planta, mas também estão presentes no caule e nas folhas. Outros componentes presentes nas folhas e frutos de jurubeba tornam a planta ótima para a proteção do fígado.

 

cha-de-jurubeba

Chá feito com a jurubeba traz vários benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Os esteroides e saponinas também são encontrados em maior quantidade na raiz, enquanto as folhas tiveram a maior quantidade de glicosídeos. A planta também possui uma grande proporção de propriedades que tornam o chá de jurubeba útil para combater inúmeros problemas digestivos.

 

Propriedades medicinais do chá de jurubeba

 

O chá de jurubeba é lendário por oferecer proteção para o fígado quando uma pessoa come ou bebe demais, por isso é um dos remédios mais populares contra a famosa ressaca. Cada parte da planta possui propriedades antiúlceras e também pode combater tumores e ajudar a manter um coração saudável.

A jurubeba também é capaz de aliviar a retenção de líquidos no organismo, assim como agir como um antipirético, aliviando estados febris. Suas ações protegem o trato gástrico e funcionam como estimulante digestivo, forçando a eliminação de gases.

Por essas e outras, o chá de jurubeba é ótimo para ser consumido antes ou após as refeições. Ele acelera a digestão e estimula a função digestiva, além de fornecer alívio de azia, flatulência, dispepsia e combater úlceras no estômago.

Para quem sofre de doenças hepáticas, o chá dessa planta pode ser eficiente, já que as propriedades que dão a ele um sabor amargo conseguem equilibrar, fortalecer e proteger o fígado. Além disso, acredita-se que o a bebida ainda atua para tonificar e fortalecer o coração.

Outras condições de saúde relacionadas a inflamações também são tratáveis com chá de jurubeba, já que a planta possui propriedades anti-inflamatórias, que contribuem para a prevenção e a eliminação de pedras nos rins, por exemplo.

Resumindo, tomar o chá de jurubeba regularmente pode prevenir inúmeras condições de saúde. Ele ainda pode atuar como um eficiente analgésico natural, e também hipotensor – que reduz a pressão arterial.

Porém, em alguns casos é preciso ter cuidado na utilização desse chá, já que, como muitas plantas, é possível que não tenha o efeito desejado. Por exemplo, a planta não é recomendada para mulheres grávidas ou em fase de amamentação, assim como para aquelas que sofrem com pressão baixa. Há até mesmo quem diga que o chá diminui a fertilidade dos homens – embora não haja comprovação científica.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!