Medicina Alternativa

Dislipidemia: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 11/01/2015

Também conhecida como hiperlipidemia ou hiperlipoproteinemia, a dislipidemia é um distúrbio caracterizado pelos níveis altos de lipídios (gordura) no sangue, principalmente colesterol e triglicerídeos. A obesidade, sedentarismo, má alimentação e o tabagismo são alguns dos fatores causadores dessa condição, que aumenta a chance de episódios de infarto e derrame. Aprenda a fazer remédios caseiros para se prevenir desse mal.

dislipidemia

Remédios caseiros e naturais ajudam a controlar o nível de gordura no sangue. Foto: iStock, Getty Images

Remédios caseiros contra dislipidemia

 

1. Milkshake

Um milkshake com linhaça ajuda a combater o excesso de moléculas de gordura no sangue, caracterizado como dislipidemia. Separe uma colher (sopa) de linhaça, uma banana, meia xícara (chá) de morangos, uma colher (sopa) de manteiga de amendoim, uma colher (sopa) de mel, meio copo de iogurte natural e uma xícara de leite.

Leve tudo ao liquidificador e bata até conseguir uma mistura homogênea. Beba gelado logo após a preparação. Outra opção é consumir duas colheres de linhaça por dia.

2. Garcínia cambogia

O chá dessa fruta age direto no organismo, diminuindo a absorção de triglicerídeos e colesterol mau. Ferva a polpa de três garcínia cambogia em 500 ml de água durante 15 minutos. Depois de morno, coe e tome uma xícara do chá a cada oito horas.

O tratamento deve ser combinado a uma mudança nos hábitos alimentares, com uma dieta rica em legumes, frutas e carnes magras. Exercícios físicos diários também devem ser feitos. Crianças com menos de 12 anos devem evitar esse remédio natural.

3. Maçã

Rica em pectina e vitamina C, a maçã combate a dislipidemia, reduzindo a assimilação de gorduras no organismo, além de tratar problemas intestinais. Prepare um suco da fruta com três maçãs, 300 ml de água e açúcar mascavo a gosto. Lave as frutas, retire as cascas e sementes e corte-as em cubos. Depois bata no liquidificador junto da água e do açúcar. Beba todos os dias.

4. Abacaxi

O suco de abacaxi, somado ao bagaço de laranja, diminui o excesso de gordura da corrente sanguínea, baixando os níveis dos triglicerídeos e colesterol. Comece descascando um abacaxi. Separe duas rodelas dessa fruta, dois copos de água, uma laranja com bagaço e o suco de um limão. Bata tudo no liquidificador por alguns minutos, coe e beba diariamente, preferencialmente duas vezes – uma pela manhã e outra à noite.

5. Cúrcuma

Também conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma é uma planta medicinal que impede o aparecimento da dislipidemia graças à sua ação antioxidante. Essa propriedade facilita a eliminação das gorduras e toxinas em excesso presentes no sangue.

Prepare um chá utilizando uma colher (chá) de cúrcuma em pó e uma xícara de água. Ferva a água e depois acrescente a planta. Deixe tapado por 15 minutos e coe em seguida. Tome esse chá de duas a quatro vezes ao dia.

6. Berinjela

O suco de berinjela com laranja combate a dislipidemia, uma vez que suas propriedades antioxidantes reduzem o excesso de gordura do sangue. Bata no liquidificador meia berinjela fatiada com casca e o suco de três laranjas. Depois, coe, adoce com mel a gosto e beba todos os dias, em jejum.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima