Entre as principais vantagens de consumir a folha da fortuna estão a suas excelentes propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, antivirais, antimicrobianas, emolientes e cicatrizantes. Em sua composição, é possível encontrar diversos princípios ativos benéficos ao organismo humano, como sais minerais, mucilagens, taninos, glicosídios, alcaloides, flavonoides, esteroides, triterpenos, lipídios e ácidos gástricos.
Saiba mais sobre a folha da fortuna
Bastante popular na Amazônia, até hoje a folha da fortuna é bastante utilizada pelos indígenas na realização de diversos tratamentos, como inflamações. A infusão das folhas é muito usada no tratamento para a febre. O suco da folha misturado com óleo de coco ou óleo de andiroba é considerado pelas tribo como uma eficiente loção para aliviar enxaquecas e dores de cabeça.
A folha da fortuna contém um grupo de substâncias químicas chamadas bufadienólides, que são muito ativas e têm despertado cada vez mais o interesse dos cientistas. Elas são muito semelhantes em estrutura e atividade com dois outros glicosídeos cardíacos – digoxina e digitoxina, usados em medicamentos convencionais para o tratamento de insuficiência cardíaca congestiva e condições relacionadas.
Como os índios aproveitam a folha da fortuna?
A sabedoria das tribos da Amazônia revela que consumir uma xícara de infusão de folha da fortuna duas vezes ao dia pode combater em pouco tempo infecções respiratórias, tosse e febre. Outro uso bastante comum na floresta são as ataduras. Como a folha é bastante suculenta, é preparada macerada para obter o suco, que é colocado diretamente em cortes, arranhões, queimaduras e outras condições de pele, e depois resguardada com uma gaze.
A folha da fortuna também é conhecida como erva da costa, folha grossa, folha da costa, folha da vida, saião, roda da fortuna, corirama branca, coirama, coirama brava, entre outros nomes populares. Sua ação antibacteriana e cicatrizante logo foi reconhecida para tratar problemas digestivos, tanto é que seu chá é mais utilizado pelas pessoas da cidade para curar gastrite, um mal comum decorrente da má alimentação, estresse e hábitos pouco saudáveis.
Remédios caseiros com a folha
Suco para curar gastrite
Bata no liquidificador duas a três folhas dessa planta e um copo com água pequeno, coe e beba duas vezes por dia. O ideal é manter o consumo regular. Tome antes de dormir e ao acordar, em jejum meia hora antes do café – siga o tratamento por pelo menos 10 dias para o completo efeito da planta.
Chá diurético
Indicado para eliminar de cálculos renais e inchaço das pernas, essa bebia ajuda na distensão dos vasos linfáticos. Coloque uma colher (sopa) de folhas fatiadas em uma xícara de chá de água em fervura. Deixe descansar por três minutos e coe. Tome uma xícara pelo menos duas vezes ao dia.
Pasta calmante
Ideal para acalmar pruridos, coceira, irritações, dermatites e eczemas na pele. Também é indicado em caso de picadas de inseto e queimaduras simples.
Depois de bem lavadas, amasse três ou mais folhas até adquirir a consistência de uma pasta. Espalhe sobre um pano ou gaze e aplique nos locais afetados, pelo menos duas vezes ao dia. Deixe agir por 15 minutos.
Infusão no leite para tosse
Essa receita é calmante para a tosse e cicatrizante. Em um pilão, coloque uma colher (sopa) de folhas, amasse bem e adicione uma xícara (chá) de leite fervendo. Misture bem e coe. Tome uma xícara (chá), duas vezes ao dia, entre as principais refeições.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!