Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para curar enxaqueca

Por Redação Doutíssima 08/12/2014

Dores de cabeça, incluindo a enxaqueca, são extremamente comuns. Para a maioria das pessoas que, ocasionalmente, sofrem desse desconforto, um analgésico traz efeito rápido e acaba com o problema. Mas quem frequentemente quer curar enxaqueca e não aguenta mais os efeitos colaterais do remédio, há alternativas caseiras.

curar-enxaqueca

Chás e compressas são eficientes remédios contra a exaqueca. Foto: iStock, Getty Images

Estes efeitos indesejados vão desde úlceras estomacais e náuseas, ao aumento do risco de acidente vascular cerebral e até mesmo ataque cardíaco. Além disso, até dois terços dos usuários deste tipo de medicação para curar enxaqueca relataram que não obtêm resultados satisfatórios.

 

Como curar enxaqueca com receitas caseiras

 

Mas, então, o que fazer? Ainda não é possível identificar as reais causas de uma enxaqueca grave, porém já são conhecidas quais as mudanças fisiológicas que ocorrem quando você tem aquela dor de cabeça persistente. Quando as células nervosas do cérebro são estimuladas, liberam substâncias químicas que causam inflamação e inchaço nos vasos sanguíneos do pescoço e da cabeça.

 

Por isso, você sente como se toda a sua cabeça e pescoço ficassem terrivelmente doloridos. A partir daí, é possível amenizar o problema e curar enxaqueca acabando com alguns dos seus sintomas. Os remédios caseiros são ótimas opções que, além de baratas, não têm efeitos colaterais graves.

 

Melhores métodos caseiros para curar enxaqueca

 

Gelo

 

Usar alguns cubos de gelo é, talvez, o remédio mais popular para se livrar da tensão, bem como curar enxaqueca. Isso porque o frio tem um efeito anestesiante, que alivia a dor. Enrole alguns cubos de gelo em uma toalha limpa e coloque sobre as suas têmporas, testa e parte de trás do seu pescoço por 10 a 15 minutos.

 

Repita conforme necessário. Você também pode tentar alternar compressas quentes e frias, por cerca de 15 minutos, conforme a necessidade. Para melhores resultados, adicione óleos essenciais de lavanda.

 

Hortelã

 

A propriedade anti-inflamatória da hortelã ajuda a acalmar os nervos. Além disso, ela tem um efeito antiespasmódico e calmante. Um estudo recente descobriu que a fragrância desta erva induz o sentimento associado com o alívio da dor de cabeça.

 

Para isso, basta beber chá de hortelã adoçado com mel ou massagear suas têmporas com uma gota de óleo essencial de hortelã ou uma combinação com o óleo de lavanda. Deixe agir por pelo menos 20 a 30 minutos. Faça isso algumas vezes por dia, até obter alívio.

 

Camomila

 

A camomila tem propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e calmantes, que ajudam a curar enxaqueca. Se você tem este problema frequentemente, basta beber regularmente o chá de camomila. Ao lidar com uma enxaqueca, você obterá melhores resultados usando camomila alemã (Matricaria recutita).

 

Para utilizá-la basta colocar duas colheres de chá de flores secas de camomila em um copo de água quente por alguns minutos. Adicione, também, um pouco de suco de limão e mel. Coe e beba este chá de três a quatro vezes por dia, para o alívio de sintomas da enxaqueca.

 

Gengibre

 

O gengibre é eficaz para curar enxaqueca porque bloqueia os produtos químicos que promovem as contrações musculares e regula a inflamação nos vasos sanguíneos no cérebro.

 

Basta beber o chá feito com gengibre algumas vezes ao dia. Além disso, mastigue um pedaço de raiz de gengibre para curar enxaqueca, além de aliviar sintomas como náuseas e desconforto digestivo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!