Clínica Geral

Quais são as principais causas da cegueira no idoso e como evitar

Por Redação Doutíssima 26/12/2014

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2002 já constavam 37 milhões de cegos e 124 milhões de pessoas com deficiência visual grave no mundo. Os idosos são a grande maioria desses números. Podem ser várias as causas da cegueira no idoso.

 

Entre as principais, estão doenças como o glaucoma, a catarata senil, a retinopatia diabética e a degeneração macular. Conheça um pouco mais sobre elas.

 

cegueira no idoso

Catarata e glaucoma estão na lista, mas cuidados podem prevenir a cegueira. Foto: iStock, Getty Images

 

Glaucoma causa cegueira no idoso

 

Decorrente da pressão intraocular (que acontece dentro do olho), o nervo óptico acaba sendo lesionado, dando origem ao glaucoma. A medicina ainda não chegou às causas que provocam o aumento dessa pressão.

 

No entanto, ela acontece por causa do crescimento de um líquido que se chama humor aquoso, e é produzido na parte ocular anterior ou aumenta por um problema em sua drenagem, diretamente no canal. Se esse fluído é bloqueado dentro do olho, ocorre o aumento da pressão.

 

Não há um meio eficiente para prevenir o glaucoma. Consultas regulares ao oftalmologista e exames de prevenção são a melhor maneira para obter um diagnóstico precoce e iniciar o tratamento.

 

Catarata senil

 

Mais de metade dos cegos do mundo teve catarata como causa primária de sua condição, segundo a OMS. Chamada de catarata senil por surgir a partir dos 50 anos, esse tipo de problema visual é caracterizado pela opacidade do cristalino, uma parte incolor do olho que serve como lente.

 

Quando apresenta catarata, a pessoa não consegue mais focalizar imagens, tendo sua acuidade visual reduzida. Manchas escuras podem aparecer no campo de visão. O olho capta também uma névoa branca.

 

Outro sintoma é a alteração da visão conforme a luz. Essa doença que causa cegueira no idoso precisa ser diagnosticada precocemente, porque progride aos poucos. Ela pode ser tratada através de cirurgia e utilização de laser.

 

A catarata é prevenida mantendo uma dieta rica em minerais e vitaminas, estando no peso ideal, realizando exames oftalmológicos com frequência, evitando álcool e cigarro e utilizando óculos de sol.

 

Quando o organismo armazena muito açúcar no sangue, os vasos sanguíneos da retina vão se deteriorando até causar um edema (extravasamento de sangue e fluido). Dessa forma, as vistas ficam embaçadas e podem comprometer todo o olho, levando para a perda parcial ou completa da visão, causando a cegueira no idoso.

 

A prevenção se dá através de consultas ao oftalmologista e realização do exame de fundo de olho.

 

Remédio contra o HIV trata cegueira no idoso

 

Uma recente pesquisa aponta que um antirretroviral bastante utilizado por portadores do vírus HIV, causador da AIDS, é bastante eficiente no tratamento da degeneração macular, doença que é uma das principais origens da cegueira no idoso.

 

Também conhecida como DMRI, ou Degeneração Macular Relacionada à Idade, esse problema é degenerativo e afeta a parte central da retina, que é responsável pela nitidez (a mácula). Ela acomete principalmente pessoas com mais de 50 anos.

 

A DMRI não tem cura e, por ser a principal causa da cegueira no idoso, agora encontra na estavudina um grande potencial para tratamento.

 

Os medicamentos da mesma categoria deste antirretroviral neutralizam as proteínas chamadas de inflassoma NLRP3, que são responsáveis pela inflamação que destrói as células da retina e desenvolvem a degeneração macular.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!