Amor e Sexo

É possível transar na menstruação? Confira os mitos e verdades sobre essa prática

Por Redação Doutíssima 29/12/2014

Tanto a menstruação quanto o sexo são assuntos tabus há muitos e muitos anos. Juntos, então, eles dão ainda mais o que falar. Acreditava-se que o homem que transasse com uma mulher nesse período ficaria impuro. Essa crença deixava a mulher com vergonha, sequer cogitando transar na menstruação, e o homem, também sem sexo e com nojo.

Hoje, os tempos são outros, as cabeças são outras, mas ainda há muitas dúvidas quanto a isso – se é recomendável, se é impuro, saudável e prazeroso. Por isso, reunimos, abaixo, uma lista com os principais mitos e verdades sobre transar na menstruação.

 

É possível transar na menstruação?

 

transar-na-menstruacao

Muita gente ainda tem dúvida sobre o sexo durante a menstruação. Foto: iStock, Getty Images

 

1. É proibido?

Mito. O período menstrual feminino nada mais é que do que a descamação das paredes internas de um útero que não foi fecundado. Acontece de forma periódica e natural, e não representa nenhum tipo de doença ou perigo para o parceiro.

O que pode acontecer é do parceiro ou você mesma não se sentirem confortáveis com a “sujeira” que transar na menstruação pode causar. Uma boa dica para resolver isso é uma camisinha feminina, que mantém a limpeza e não tira as sensações prazerosas do sexo.

2. Melhora as cólicas menstruais?

Verdade. O que acontece é que transar na menstruação alivia as dores de cólicas, uma vez que os movimentos do ato estimulam os órgãos internos, deixando-os mais relaxados. O orgasmo, que representa o ápice do prazer sexual, libera uma substância chamada ocitocina, que também colabora. Ela produz um efeito analgésico. Por isso, além de transar, o seu namorado precisa se esforçar para deixar você feliz e sem desconforto.

3. Faz mal a saúde?

Mito. O sangue feminino não é contaminado e não representa nenhum perigo para seu parceiro sexual. Porém, nesse período as mulheres ficam mais suscetíveis a serem infectadas com doenças sexualmente transmissíveis, uma vez que seu pH vaginal fica mais ácido e, portanto, sujeito a vermes parasitários.

O fato do tampão que protege o útero se romper para a passagem do sangue nesse período potencializa o perigo. Sendo assim, não esqueça de usar preservativo quando for transar na menstruação.

4. É possível engravidar?

Verdade. Não vá descartando a proteção por achar que a mulher não corre riscos de engravidar se faz sexo na mestruação. Acontece que a probabilidade é menor, já que seu organismo está expulsando as paredes do endométrio necessários para a fixação do óvulo fecundado.

As chances são maiores para aquelas mulheres que possuem um ciclo menstrual irregular. Não se esqueça que o espermatozoide pode durar até três dias dentro do útero.

5. A mulher sente mais vontade?

Mito. A libido feminino não sofre nenhuma modificação durante o período menstrual. Mas nessa época a mulher fica mais sensível ao toque devido a sua mucosa vaginal que está mais fina. O aumento dos níveis de testosterona também podem ocasionar maior desejo sexual.

Tudo vai depender da compatibilidade do casal, que pode usar esses fatores ao seu favor, ou contra na hora de transar na menstruação, causando dores e desconforto a mulher, ainda por causa da sensibilidade potencializada.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!