Amor e Sexo

Conheça os efeitos da postectomia na vida sexual

Por Redação Doutíssima 02/01/2015

A postectomia é o nome que leva o processo de remoção cirúrgica do prepúcio do pênis de um homem. Esse tema é considerado por muitos controverso. Há muitas pessoas que são a favor e outras que são contra este procedimento, especialmente quando se trata de realizá-lo em recém-nascidos.

Além de, em algumas religiões, como o islamismo e o judaísmo, isso ser uma prática comum, a postectomia é indicada para algumas condições médicas como fimose (prepúcio extremamente apertado) e infecções do trato urinário, mas a maioria dos especialistas afirma que isso é apenas clinicamente justificado como um último recurso.

postectomia

Muitos homens ainda têm dúvidas se a circuncisão diminui a sensibilidade. Foto: iStock, Getty Images

Existem inúmeros mitos que cercam esse tema. Esse procedimento, que também é conhecido como circuncisão, é cirúrgico, e possui taxa de complicações de apenas 0,2% – ou seja, não se trata de uma cirurgia perigosa.

Mas será que a postectomia influencia na vida sexual de um homem? Esse é um dos maiores medos deles ao realizar este tipo de procedimento. Continue a leitura e descobra se a circuncisão pode, no futuro, influenciar as suas relações íntimas.

 

Postectomia e a sensibilidade

 

Frequentemente, a postectomia é feita por motivos estéticos, mas algumas pesquisas sugerem que esta cirurgia também reduz o risco de doenças sexualmente transmissíveis como o HIV e alguns tipos de infecções. Falando em vida sexual, um dos principais efeitos encontrados nos homens que passaram por esse procedimento foi a diminuição do prazer durante o sexo.

O prepúcio e a ponta do pênis são áreas muito sensíveis e, quando uma pessoa experimenta uma relação sexual quando tem o prepúcio e acaba retirando-o mais tarde, pode sentir uma enorme diferença na sensibilidade, percebendo que não está recebendo o mesmo prazer de antes.

Um novo estudo médico feito na Bélgica sugere que há uma pequena diferença no prazer sexual que favorece os homens com o prepúcio intacto. Além disso, o estudo relata que os homens que passaram pela cirurgia apresentam mais casos de dor e dormência durante a excitação, devido à presença de tecido cicatricial.

 

Postectomia e higiene

 

Quando um homem não faz uma cirurgia de postectomia, a umidade pode ficar presa entre seu pênis e prepúcio, criando o ambiente ideal para que as bactérias se proliferem. As parceiras sexuais de homens que possuem este problema têm um risco aumentado de ocorrência de vaginose bacteriana.

Além disso, alguns especialistas indicam que estes homens também são mais propensos a transmitirem infecções fúngicas e infecções do trato urinário. Isso porque é necessário um esforço extra para manter a limpeza ideal do prepúcio, caso contrário o resultado pode ser um tanto desagradável. Por isso, as mulheres têm menor probabilidade de contrair uma infecção com um homem que removeu cirurgicamente o seu prepúcio.

 

Postectomia e prazer

 

Um estudo feito com 373 homens sexualmente ativos, onde 255 fizeram uma postectomia, relatou que não houve diferenças significativas no desejo sexual, ereção, ejaculação e tempo ejaculatório entre o grupo pesquisado. Porém, o prazer pela masturbação diminuiu após a circuncisão em 48% dos entrevistados, enquanto 8% relataram aumento do prazer. Cerca de 6% dos entrevistados responderam que sua vida sexual melhorou, enquanto 20% relataram uma vida sexual pior após a postectomia.