Uma pomada para pelo encravado só deve ser usada quando realmente houver foliculite em alguma região do corpo, ou seja, quando houver uma inflamação no entorno de algum pelo. A pomada é um medicamento com principio ativo para tratar infecções e deve ser prescrita apenas por um médico.
O uso é tópico de dever ser aplicado duas vezes ao dia após a higienização do local. A foliculite pode ocorrer em qualquer parte do corpo de homens e mulheres, mas é mais frequente em regiões onde há maior atrito, como axila e virilhas.
No homem, no pescoço e parte do rosto onde há barba também é comum o surgimento de inflamações, devido à maneira como é feito o barbear. A pomada para pelo encravado pode ser usada em qualquer parte do corpo.
Mais pomada para pelo encravado no verão
Os casos de foliculite aumentam durante o verão, isso porque a pele fica mais exposta e tem contato com água, sol e calor, além da depilação ser mais frequente. Tudo isso é fator de risco para que haja a inflamação dos folículos, os poros dos pelos.
Como a região fica inchada, com pus e dolorida, a indicação é usar uma pomada para pelo encravado. Devido à grande procura, muitas farmácias ficam sem estoque.
A depilação, seja ela com cera fria ou quente ou com lâminas, combinada com o uso diário de roupas justas também contribui para o surgimento de pelos encravados. A extração completa do pelo, no caso da cera, deixa os poros abertos e vulneráveis para a entrada de bactérias.
Nestes casos a indicação é por uma pomada para pelo encravado antibacteriana. Por isso, é fundamental que seja receitada por um médico dermatologista.
3 opções de pomada para pelo encravado
Conheça algumas opções de pomada para pelo encravado e converse com seu médico para ver qual se adequa mais ao seu caso.
1. Furacin
A nitrofurazona é princípio ativo da Furacin. Esta pomada não pode ser usada por pessoas que têm reações alérgicas a esta substância. Ela age inibindo as enzimas bacterianas, especialmente as envolvidas no processo de inflamação do pelo.
2. Nebacetin
A Nebacetin é, talvez, a mais famosa pomada para pelo encravado do mercado. Esta pomada é composta pelas substâncias bacitracina zíncica e sulfato de neomicina. Sua ação é antibiótica. Não há contraindicações, mas a pomada deve ser usada apenas na pele já limpa.
3. Neba-Sept
A Neba-Sept é composta pela substância digluconato de clorexidina 1%. Ela age como um antisséptico tópico e combate as bactérias rapidamente. A pomada também ajuda a desinfetar e tratar feridas superficiais na pele.
Veja algumas dicas para você evitar o pelo encravado:
– Nunca reutilize lâmina de depilação nem use uma de outra pessoa
– Evite o uso de cremes muito oleosos
– Use antisséptico seguida de pomada caso haja um pelo encravado
– Nunca mexa em um pelo encravado com pinça nem tente espremê-lo
– Não faça depilação e se exponha ao sol. O intervalo entre uma e outra deve ser de 48 horas
– Evite roupas apertadas
– Não fique com roupas molhadas por muito tempo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!