Clínica Geral > Especialidades

Durma bem! O sono é fundamental para o aprendizado completo

Por Redação Doutíssima 04/06/2014

Quem enfrenta problemas de memória ou passa por dificuldades nos estudos pode encontrar a solução ao dormir, pois o sono é fundamental para o aprendizado. Mesmo que o cérebro continue ativo enquanto dormimos, o sono é uma forma de repouso.

Na verdade, o cérebro continua muito mais ativo do que imaginamos, pois é quando dormimos ele memoriza tudo o que aprendemos durante o dia e também apaga as informações que julgamos desnecessárias. É por isso que o sono é fundamental para o aprendizado.

Sono é fundamental para o aprendizado porque agem como um ativador da memória. Foto: Shutterstock

Sono é fundamental para o aprendizado porque age como um ativador da memória. Foto: Shutterstock

Por que o sono é fundamental para o aprendizado

Pesquisas comprovam que em sua forma profundo, na primeira metade da noite, o sono é fundamental para o aprendizado. Porém, isto não quer dizer que o sono cheios de sonhos, da segunda metade, não seja útil. Muito pelo contrário: quem dorme a noite toda consegue resultados três vezes melhores do que quem dorme pouco.

Na verdade, para entender por que o sono é fundamental para o aprendizado, é preciso saber que o processo de aprendizagem se dá em três fases: a primeira durante a prática (durante a aula, por exemplo), a segunda durante as primeiras horas do sono, e a terceira, durante o sono do final da madrugada.

O sono é fundamental para o aprendizado porque é durante ele que sonhamos e os sonhos agem como um ativador da memória, proporcionando maior recordação de conteúdos aprendidos em aulas ou estudados fora das classes.

Uma grande dica para quem vai prestar o vestibular, ou fazer alguma outra prova importante, é manter um longo período de sono fixo. Estudar durante a madrugada não é nada inteligente, pois as informações adquiridas neste momento são mais facilmente esquecidas.

A criança que dorme mal tem manifestação de quadro de hiperatividade e déficit de atenção. Ela não consegue se concentrar nos conteúdos passados. Isso está muito relacionado a uma qualidade ruim do sono. No adulto, a sonolência é o sintoma que aparece a partir da insônia. Na criança, é a hiperatividade.

Saiba como dormir bem

Para quem precisa evoluir nos estudos, vale a pena acreditar que o sono é fundamental para o aprendizado e praticar uma noite revigorante. Procure dormir em um ambiente bem escuro, pois a claridade interfere na produção da melatonina, hormônio que provoca o sono.

Realizar atividades físicas também ajuda a ter um corpo regulado e sono tranquilo, porém, ela deve ser praticada três horas antes de dormir e não muito próximo da hora de ir para a cama.

Antes de dormir, prefira alimentos leves, como frutas e verduras. Tente não ingerir cafeína à noite como café, refrigerantes e chá preto. O álcool em excesso também pode atrapalhar o sono, pois pode provocar roncos.

Tente manter uma rotina e um horário regular para dormir e acordar. Na hora de dormir, para que haja um descanso do corpo e da mente é necessário um ambiente silencioso, portanto, desligue televisão e rádio.

O travesseiro também tem exerce papel importante para um sono de qualidade, devendo estar na altura correta para o tamanho da pessoa, de forma a preencher o espaço entre a cabeça e o ombro. Prefira dormir na posição lateral, que é a mais indicada pelos médicos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento