Gestante

Cisto de Gartner: conheça as causas, sintomas e como tratar

Por Redação Doutíssima 08/01/2015

Com incidência em meninas, o cisto de Gartner é causado por uma má formação do feto dentro da barriga da mãe. Durante a gestação, o bebê possui um canal responsável pela formação do sistema reprodutor e urinário, que por certo, deve desaparecer no nascimento.

Em alguns casos, esse canal não é naturalmente eliminado. Com o tempo ele pode criar líquido e transforma-se em um cisto vaginal, o cisto de Gartner, que fica instalado nas paredes laterais da vagina.

cisto de gartner

Complicação pode ser detectada ainda durante a gestação. Foto: iStock, Getty Images

Sintomas e tratamentos do cisto de Gartner

O problema pode ser detectado ainda na maternidade. Neste caso, procedimentos como a aspiração do líquido, ou a realização de uma pequena cirurgia para a remoção completa do nódulo, são opções de tratamento.

Todavia, algumas mulheres só descobrem a presença do cisto de Gartner na idade adulta. Isso pode ocorrer durante exames ginecológicos de rotina ou pela presença de sintomas característicos.

Em mulheres adultas, dores durante as relações sexuais são um dos sintomas do problema. Se acompanhadas de desconfortos e caroços na região íntima, assim como de dores abdominais, há o risco de ser um cisto vaginal.

Os sintomas não são percebidos nas crianças, mas caso os pais notem a ocorrência de caroços na região genital das meninas, o pediatra precisa ser consultado. O tratamento adequado precoce é sempre a melhor solução.

Para uma definição de diagnóstico, exames laboratoriais são feitos para eliminar suspeitas de outras doenças. A biopsia, por exemplo, descarta a possibilidade de câncer vaginal, enquanto análises de secreções da mucosa determinam se há contaminação por doenças sexualmente transmissíveis.

Assim que diagnosticada a presença do cisto de Gartner, a mulher deverá realizar consultas frequentes ao ginecologista para monitorar o seu crescimento. Se, por ventura, o aumento do nódulo não cessar será necessário começar um tratamento.

Inicialmente, ele será combatido com o auxílio de medicamentos antibióticos para evitar, ou curar, infecções e inflamações na região. Caso o procedimento não funcione, uma cirurgia para a retirada do nódulo será realizada.

A longo prazo, o prognóstico destas cirurgias é favorável. Além de a maior parte dos cistos serem benignos, eles costumam não reaparecer após o procedimento cirúrgico.

Medidas caseiras, como o popular banho se assento, também são eficientes para aliviar possíveis desconfortos. Para fazê-lo sente em uma banheira com água morna por alguns minutos. Repita a operação várias vezes, durante quatro dias.

O cisto de Gartner e outros cistos vaginais

Além do cisto de Gartner, outros cistos vaginais podem ser diagnosticados nas mulheres. Entre os mais comuns estão o de inclusão e o de Bartholin.

Cisto vaginal de inclusão

É causado por lesões nas paredes vaginais. Ocorre depois da realização de partos, devido aos cortes feitos para aumentar a abertura, ou após outras cirurgias.

Cisto vaginal de Bartholin

Esse cisto se cria na abertura ou nos lábios vaginais. Se a glândula de Bartholin for coberta por uma pele, poderá haver a criação de líquidos e, se infeccionado, de pus. Isso resulta na formação de um cisto, majoritariamente indolor.

Os sintomas e tratamentos de ambos os cistos vaginais são semelhantes, da mesma forma que os seus prognósticos clínicos.