Medicina Alternativa

Lombrigas: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 13/01/2015

As crianças são as principais vítimas destes parasitas que se alojam nas paredes dos intestinos. Quem tem lombrigas com frequência já sabe identificar os sintomas: coceira no ânus, dores de barriga, diarreia sem motivo, falta de apetite, perda de peso e incontinência noturna.

 

lombrigas

Remédios caseiros ajudam a eliminar as lombrigas. Foto: iStock, Getty Images

Algumas pessoas ainda podem desenvolver outros sintomas, que podem ser ainda mais inconvenientes, como insônia, pesadelos ou irritação sem razão aparente. Quando o caso atinge uma criança, pode ser mais difícil identificar o problema. Para isso, os pais devem ficar sempre muito atentos ao comportamento dos filhos.

 

Receitas caseiras contra lombrigas

 

Para controlar e eliminar esses vermes, além do tratamento recomendado pelo médico, podem ser adotadas algumas receitas caseiras. Confira, abaixo, nossas dicas para acabar com as lombrigas de modo caseiro e natural.

Leite com hortelã

Coloque numa panela meio litro de leite e seis galhos generosos de hortelã. Deixe ferver durante dois minutos e amornar por cerca de 15 minutos. Para adoçar, coloque uma colher de mel. A solução deve ser tomada em jejum, pelo menos uma hora antes de comer qualquer coisa, para potencializar a ação.

 

Em sete dias, repita a receita, que é eficiente não só contra lombrigas, mas também contra outros parasitas do intestino. Entre uma dose e outra, durante uma semana, tome um chá de hortelã com dois dentes de alho, duas vezes ao dia.

 

Chá de estragão

 

Coloque numa panela 25 gramas de estragão e um litro de água. Desligue o fogo quando ferver e deixe em infusão por 10 minutos. Beba o chá ao longo de todo o dia. O tratamento, que não é indicado para crianças, deve ser feito durante três semanas.

 

Suco de repolho

 

Esta receita contra lombrigas deve ser feita por dois meses, durante seis dias seguidos em cada mês.  Beba, em jejum, meio copo de suco recém espremido de repolho cru. Esta dose é para um adulto. Para crianças até 14 anos, a dose reduz-se para a metade. Para crianças de até aos 6 anos, reduz-se a um quarto.

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora fazem parte da sabedoria popular há muitos anos como um eficiente remédio contra lombrigas. Esmague-as e misture-as com um suco de sua preferência. Se quiser incrementar a receita, misture sementes de abóbora e cebola com leite de soja.

Cenouras

Um suco de cenoura ralada e misturada com mel é uma boa maneira de combater vermes. Consumir uma colher desta mistura no café da manhã e antes de ir para a cama também é um bom preventivo.

Banho de imersão

Tome banho de imersão com folhas de eucalipto e deixe atuar durante 10 a 15 minutos. Depois do banho, aplique um pouco de óleo de hamamélis em volta do ânus. Repita esse tratamento caseiro de duas a três vezes por semana, até a situação estar normalizada.

Se, mesmo com esses remédios, os sintomas se repetirem com muita frequência, é importante procurar um médico para fazer um diagnóstico correto e, se for o caso, tratar com medicamentos específicos.