Quer inserir uma dieta saudável e funcional à rotina? Comece incluindo sucos naturais no cardápio. A ingestão abundante de líquidos é importante para a hidratação do corpo. Inserir sucos naturais é, portanto, o primeiro passo na adoção de uma série de hábitos alimentares positivos.
Quando se fala em sucos naturais, entende-se sumos extraídos de frutas frescas, portanto, esqueça qualquer preparo de caixinha por mais que ele traga ‘natural’ no rótulo. Mas o que muita gente nem se dá conta é que no grupo de sucos naturais é possível dar espaço também a diversos vegetais.
Sucos naturais ajudam o metabolismo
É que, quando misturados às frutas, podem ser seu valor nutricional otimizado, o que na sequência pode produzir bons resultados ao organismo. Ingeridos com regularidade, os sucos naturais não só ajudam a manter o funcionamento regular do metabolismo como também colaboram à prevenção de diversas doenças, incluindo o câncer.
Saiba como preparar sucos naturais
Acompanhe algumas receitas e refresque-se de forma saudável neste verão:
1. Suco verde
Ingredientes:
– Uma folha picada de couve, de preferência a do tipo manteiga
– Quatro cubos médios de abacaxi
– 100 ml de suco de laranja
– 10 folhas de hortelã
– Gelo
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador por 30 segundos.
Benefícios: a couve concentra cálcio, beta caroteno, antocianinas (substâncias que agem na prevenção de distúrbios circulatórios e do coração, além de evitar alguns tipos de tumores) e fibras. Já a laranja é rica em vitamina C e o abacaxi em antioxidantes, componentes que atuam no combate ao envelhecimento das células.
2. Suco de beterraba, maçã e gengibre
Ingredientes:
– Uma beterraba média
– Uma maçã pequena sem casca
– Três lascas de gengibre
Modo de Preparo:
Liquidifique todos os itens com um pouco de água. Sirva gelado.
Benefícios: Este tipo de suco é farto em vitaminas A, B6 e C, estimulando o fortalecimento da imunidade. Ademais, tem ação anti-inflamatória e auxilia no funcionamento do sistema digestivo.
3. Suco de água de coco com pepino
Ingredientes:
– Um pepino pequeno descascado
– 200 ml de água de coco
Modo de Preparo:
Misture tudo no liquidificador. Coe e beba gelado.
Benefícios: Opção de pouquíssimas calorias, trata-se de um suco abundante em fibras e cálcio. Além disso, é um preparo diurético, que ajuda a eliminar toxinas.
4. Suco de couve, abacaxi, laranja e maçã
Ingredientes:
– Duas colheres de sopa de couve, preferencialmente a manteiga
– Duas rodelas de abacaxi
– Suco de uma laranja
– Uma maçã pequena sem casca e sem semente
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes. Coe antes de beber.
Benefícios: Ácido fólico, ferro, potássio e vitamina A compõem a lista de nutrientes desta alternativa líquida. A partir destas substâncias benéficas ao metabolismo, é possível aproximar-se da prevenção á osteoporose, ao controle da pressão e à melhoria dos processos digestivos, entre outros.
5. Suco de melancia, gengibre e manjericão
Ingredientes:
– Duas fatias de melancia
– Uma lasca de gengibre
– Uma folha de manjericão fresco
Modo de Preparo:
Bata tudo. Coe. Sirva
Benefícios: Diurético por conta da presença da melancia, o suco também se configura como termogênico já que acelera o metabolismo em razão da presença do gengibre. O manjericão igualmente tem função significativa neste preparo: colabora para desintoxicação orgânica.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!